18/11/2021 às 11h33min - Atualizada em 18/11/2021 às 11h33min

15 lugares para tomar aquele chope gelado em Ponta Grossa

Servido com aquele dedo de colarinho que preserva o sabor e as características da bebida, e na temperatura ideal para proporcionar frescor, o chope é perfeito para os dias quentes que se aproximam

Da redação
Foto: Freepik
Apesar de a palavra “chope” ser de origem alemã, a bebida surgiu no Egito há mais de 5 mil anos. No Brasil, onde é muito apreciada, foi trazida pela Família Real portuguesa em 1808 e começou a ser comercializada em 1836. As principais matérias primas do chope são a água, o malte, o lúpulo e o fermento – e a maior diferença em relação à cerveja é a ausência de pasteurização. Apesar de o chope artesanal, fabricado com ingredientes especiais e selecionados que proporcionam sabor e aroma diferenciados, estar ganhando as prateleiras dos mercados, muitos ainda não abrem mão da receita original. Servido com aquele dedo de colarinho que preserva o sabor e as características da bebida, e na temperatura ideal para proporcionar frescor, o chope é a bebida perfeita para os dias quentes que se aproximam. Deu até água na boca, não é? Por isso, o portal NCG apresenta a seguir 15 estabelecimentos de Ponta Grossa, em ordem alfabética, onde você pode degustar um bom chope. 


BOA
– BAR E GASTRONOMIA 


Reconhecido na cena noturna ponta-grossense devido a vários empreendimentos famosos, o empresário Iran Taques inaugurou recentemente o BOA – Bar e Gastronomia. O nome já revela o propósito do local, que é de proporcionar uma boa experiência a todos que passam pela casa.

Junção de bar e restaurante, o espaço conta com música de qualidade e oferece um ambiente agradável, com boas opções de comidas e bebidas. Um dos diferenciais do estabelecimento consiste no tratamento especial ao público, que é atendido de forma eficiente, “carinhosa e com paixão”, como o proprietário resume. 

A gastronomia conta com opções de petiscos, porções, tábuas de carnes, frios e pratos kids. Aos sábados, é servido almoço e rodízio de petiscos. Em relação às bebidas, os chopes estão entre as opções. No local são servidos os estilos Lager, Ipa, Apa, Weiss, Pilson e o de vinho. No entanto, os drinques exóticos são a marca carimbada do local.

Para completar, o BOA aposta em decoração diferenciada, que conta com um “teto vivo” com plantas naturais.

Endereço: Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, 195, Uvaranas

Atendimento: Terça a quinta-feira, das 18h à meia noite, e sextas e sábados das 18h às 4h
 
Redes sociais: Facebook e Instagram


BOTECO DA VISCONDE 


O bar ganhou popularidade em Ponta Grossa quase um ano depois de sua inauguração, quando venceu o concurso ‘Comida de Boteco’, promovido pela Prefeitura Municipal em 2011. Entre as opções do cardápio, o famoso bolinho feito com linguiça do tradicional Açougue do Adi atraiu e fidelizou inúmeros clientes. 

O açougue é da família da esposa do proprietário do boteco, Lucas Klas, que também é responsável pelo imóvel onde o bar foi montado. O local demorou mais de um ano para ser projetado. Todo o mobiliário foi fabricado pelo próprio dono, que realizava a confecção das mesas e cadeiras diariamente após o expediente de seu antigo trabalho. 

O sucesso do espaço é atribuído à comida de boa qualidade, servida em meio a um ambiente familiar, em que todas as pessoas podem se sentir em casa. Para acompanhar a gastronomia, composta por petiscos de boteco, o bar oferece chopes Brahma Pilsen, Colorado Inca, Ipa e Session Ipa da Goose. 

Outro diferencial do lugar é a decoração. Objetos antigos, como rádios, televisões, brinquedos e máquinas fotográficas, despertam a atenção dos frequentadores. Camisas de futebol, algumas autografadas, que foram presentes dos clientes, também decoram o local. 

Endereço: Rua Visconde de Sinimbú, 383, Órfãs

Atendimento: Terça a sexta-feira, das 18h às 23h30, e sábados das 11h30 às 23h30

Redes sociais: Facebook e Instagram


BOTEQUIM ORIGINAL XV


Vamos ao Botequim da XV? Raros os ponta-grossenses fãs de uma boemia que nunca tenham ouvido – ou pronunciado – essa frase. O Botequim Original XV iniciou as atividades em junho de 2005 e se tornou uma das cervejarias mais tradicionais de Ponta Grossa. Seja pela localização central ou pela decoração toda inspirada nos bares dos anos 20 e 30, o lugar é referência quando o assunto é bar ou boteco, inclusive para quem não é da cidade. O botequim funciona em um imóvel tombado pelo patrimônio histórico e o nome é uma homenagem à cerveja Original, genuinamente ponta-grossense, que foi produzida inicialmente na antiga fábrica da Adriática.

O estabelecimento oferece opções de chopes claro e escuro da Brahma, bem como gastronomia típica de boteco. Nas terças e quintas, é servido rodízio de petiscos. O local é uma boa pedida para quem gosta de um happy hour ao final do expediente. De quinta a sábado, o espaço oferece música ao vivo, normalmente MPB ou samba de raiz. E, em dias de jogos, as principais partidas são transmitidas em TVs e telões.

Endereço: Rua XV de Novembro, 492, Centro

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 18h às 1h, e sábados das 11h30 às 1h

Redes sociais: Facebook e Instagram


CANTINHO DO TORRESMO


Como o próprio nome sugere, o Cantinho do Torresmo é especializado nessa iguaria. O torresmo à pururuca e o torresmo de rolo são o carro-chefe da casa. Já imaginou o aperitivo acompanhado de um chope trincando de gelado? A combinação é tão perfeita que, em muitos lugares do país, é realizado o ‘Festival do Torresmo e do Chope’.

No bar ponta-grossense, o aperitivo pode ser acompanhado pelo chope da Koch ou por algumas opções de cervejas. Além da culinária feita com pele de porco, o cardápio oferta porções diversas e mais de 140 sabores de pastéis, grandes e bem recheados.

Um dos traços que chamam a atenção no bar é justamente o fato de o local não parecer um bar. O Cantinho do Torresmo funciona na parte térrea de um sobrado, onde mesas e cadeiras foram colocadas tanto em frente à casa quanto no espaço da garagem. Por conta disso, o ambiente assume um ar bem aconchegante e familiar.

Nos finais de semana, a casa oferece música ao vivo, como sertanejo raiz, rock e blues.

Endereço: Rua Bahia, 855, Nova Rússia

Atendimento: terça a sexta-feira, das 15h as 23h; sábados das 10h às 23h; e, aos domingos, o atendimento é das 10h às 13h30

Redes sociais: Facebook e Instagram


CERVEJARIA STRASBURGUER 


A Cervejaria Strasburger possui características típicas da cultura alemã e é uma homenagem ao mestre cervejeiro Jan Strasburger (1948-2007), alemão nascido na cidade de Colônia e formado em uma instituição especializada em cervejaria e malte, a Weihenstephan. Ele morou em Ponta Grossa e foi o criador do chope München, que deu origem à München Fest, a tradicional festa do chope escuro. Além disso, Strasburger deixou como legado a fórmula da antiga cerveja Original, famosa no Brasil na década de 80. Ambas as bebidas são servidas na casa, especializada em cerveja e chope.

A fabricação é de responsabilidade do filho mais velho de Strasburger, Hans W. Strasburger, que resgatou o antigo caderno de receitas do pai para reproduzi-las. A produção é realizada na microcervejaria Strasburger, criada para atender a demanda do bar. Já o filho mais novo, o chef Tuca Strasburger, é o responsável pelo menu, composto em sua maior parte por quitutes da família. E uma novidade: em breve, a família abrirá o Bar do Lago, em frente ao Parque dos Franceses, na rua Leopoldo Guimarães da Cunha.

Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 467, Centro

Atendimento: Terça a sábado, das 17h à meia-noite

Redes sociais: Facebook e Instagram


CHOPERIA DO TITO 


A Choperia do Tito é sinônimo de chope em Ponta Grossa. E esse título é mais do que merecido, afinal, não é qualquer bar ou choperia que chega aos seus 88 anos. Na época de sua fundação, o bar se chamava Deliciosa, mudando para Choperia do Tito na década de 50, quando Tufi Cury, o Tito, assumiu o comando do espaço.

O ar de nostalgia é um atrativo e faz parte do charme da casa, que conta com uma decoração que remonta os anos 50. O estabelecimento oferece bebidas como cervejas, uísque e cachaça, e, como acompanhamentos, petiscos e aperitivos –  entre eles, o famoso rollmops (filé de peixe na conserva). Mas o destaque da casa é mesmo o chope.

Pessoas de todo país fazem questão de provar a bebida, servida estupidamente gelada, quando vêm a Ponta Grossa. Em 2019, o cronista de bares e autor do livro Meu Lar é o Botequim, Edu Goldenberg, relatou a experiência através de um vídeo em seu canal no YouTube. O especialista afirma, sem hesitar, que foi um dos três melhores chopes que ele já teve o prazer de saborear.

Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 745, Centro

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e sábados das 9h30 às 14h30

Redes sociais: Facebook e Instagram 


ENGENHO 227 CACHAÇARIA


Há quem diga que uma boa cachaça combina com um bom chope, e opções para essa interessante harmonização não faltam no Engenho 227 Cachaçaria. Especializado em cachaças de todo o Brasil, a bebida é o carro-chefe da casa, mas também pode ser acompanhada de um chope Brahma bem gelado, que é o servido no local.

O menu ainda dispõe de vários drinques, caipirinhas e cervejas. Em relação à gastronomia, o espaço oferece a comida típica de boteco, como porções e petiscos.

Em dias de jogos, é possível acompanhar as transmissões através das TVs instaladas no espaço.

Inicialmente, o Engenho 227 seria ocupado no box 227 do Mercado Municipal, de onde surgiu a inspiração para o nome. No entanto, como o projeto do Mercadão ainda não saiu do papel, o bar foi montado em uma antiga relojoaria da cidade. A vitrine, original dos anos 40, foi conservada, e, no interior, fotografias antigas de Ponta Grossa, do Operário e da Seleção Brasileira de futebol decoram todo o ambiente. 

Endereço: Rua XV de Novembro, 284, Centro

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h50; sábados das 11h30 às 15h; e, à noite, o Engenho 277 abre de quarta a sábado, das 18h às 23h59

Redes sociais: Facebook e Instagram


ESTAÇÃO PG GASTROBAR


O Estação PG começou como um foodtruck localizado próximo a uma linha de trem, o que inspirou o nome. Os hambúrgueres artesanais e os chopes fizeram tamanho sucesso que o empreendimento foi ampliado e hoje funciona em duas unidades na região do bairro de Uvaranas. Ambas – Estação PG Choperia e Hamburgueria Gourmet, e Estação PG Gastrobar – estão na lista dos points prediletos dos boêmios nativos.

Aliando entretenimento e boa gastronomia, as unidades servem petiscos de boteco, com um cardápio variado de carnes, além dos famosos hambúrgueres, que levam nomes de pontos turísticos de Ponta Grossa. Em relação aos chopes, o estabelecimento tem parceria exclusiva com a Cervejaria Bierbaum, de Santa Catarina, e conta com uma variedade de estilos, passando pelo Pilsen, Weiss, Ipa, Vienna e o chope de Abacaxi. Há ainda o chope Brahma, o chope de vinho tinto e chope de vinho branco. 

A diferença entre os dois estabelecimentos é que, na Choperia e Hamburgueria Gourmet, a ideia é servir hambúrgueres e petiscos, para uma permanência menor na casa. Já no Gastrobar, há música ao vivo todos os dias e o espaço é mais amplo, proporcionando diversão e mais tempo de permanência no local. Além disso, o Gastrobar exibe decoração estilo industrial com quadros de cantores internacionais e amplo palco para atrações musicais. Já a Choperia e Hamburgueria Gourmet traz decoração no estilo "Estação Ferroviária".

Endereço: 

Estação PG Choperia e Hamburgueria Gourmet (Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, 210)

Estação PG Gastrobar (Avenida General Carlos Cavalvanti, 601, anexo Nissei)

Atendimento em ambas as unidades: Terça a quinta-feira, das 17h à meia noite; e de sexta a domingo das 17h às 1h

Redes sociais: Facebook e Instagram 


ESTRELA DO CHOPP


Tradicional no ramo de churrascarias em Ponta Grossa, o grupo Estrela de Prata decidiu entrar no mercado de bares e choperias. E, desde 2017, a Estrela do Chopp traz ao público mais uma opção de lazer para os finais de tarde e para a noite. O lugar é perfeito para um happy hour, oferecendo música ao vivo todos os dias de funcionamento.

Além disso, o estabelecimento conta com um ambiente amplo, moderno e agradável. Ainda assim, é na qualidade dos produtos e do seu atendimento que a casa busca trazer um diferencial. Para beliscar algo ou até matar a fome, são várias as opções disponíveis no cardápio, como porções, petiscos, pratos, saladas, lanches e carnes nobres na chapa.

No que se refere aos chopes, a casa oferece seis opções: Brahma Pilsen, Brahma Black, Stella, Chope de menta, Submarino e Chope de Vinho – este último é bem famoso na cidade. O menu ainda oferece outras bebidas, como drinques e cervejas.

Endereço: Avenida Visconde de Mauá, 1166, Oficinas

Atendimento: Terça a sexta-feira, das 16h às 0h30; sábados e domingos das 14h às 0h30

Redes sociais: Facebook e Instagram 


FREDERICO
– CERVEJAS & CERVEJAS 


Frederico Taques cedeu o seu nome ao bar pelo fato de o local ter sido idealizado com as características de sua própria personalidade. A decoração, por exemplo, traz referências de música e cinema, duas de suas grandes paixões. No ambiente, a maior parte do som tocado é proveniente de seus discos de vinil. Às vezes, músicos são convidados a se apresentarem no local ou DJs realizam discotecagens com o próprio material musical da casa.

Como o proprietário é entusiasta da bebida feita de cevada, o lugar é especializado em servir cervejas artesanais, contando com mais de 200 rótulos, entre especiais e importadas, além de 12 torneiras de chope, todas rotativas.

Na gastronomia, a pizza é o carro-chefe do local, surpreendendo quem achava que a massa caia bem apenas com vinho. O cardápio também oferece opções de petiscos como fish and chips, pastel assado de cogumelos, polenta com costela, bolinho de cupim, entre outros.

A área externa, com um belo jardim, é um dos espaços mais disputados pelos clientes.

Endereço: Rua Ernesto Vilela, 404, Centro

Atendimento: Terça a sábado, das 14h à meia-noite

Redes sociais: Facebook e Instagram 


KOCH BIER 
FÁBRICA E BAR 


O bar foi inaugurado em 2016, dois anos após a instalação da fábrica da Koch Bier em Ponta Grossa. A ideia era reunir, em um só lugar, todas as produções de chope da empresa. Atualmente, ao menos 12 estilos da bebida são servidos no estabelecimento.

O pilsen é o mais tradicional, mas não necessariamente o mais pedido. Entre os queridinhos, podem ser listados o Bohemian Pilsener, que foi premiado com medalha de prata em Blumenau (SC), o Chope de Vinho e o Pilsen Gold, feito com malte viking 100% importado. A marca oferece opções para todos os paladares e constantemente apresenta inovações.

Já o cardápio é composto por comidas de boteco, das quais os bolinhos, feitos também na fábrica por profissionais especializados no ramo da gastronomia, se destacam.

Nas sextas e sábados, o espaço oferece música ao vivo. Uma novidade da casa é que o bar foi reformado e ampliado durante a pandemia e está pronto para receber novamente o público.

Endereço: Rua Carlos de Carvalho, 84, Uvaranas

Atendimento: Terça a quinta-feira, das 18h às 23h; sextas das 18h à meia-noite

Redes sociais: Facebook e Instagram


MERCENÁRIOS GASTROBAR 


Localizado na fazenda Pedra Verde, o espaço inicialmente era referência para eventos corporativos, casamentos e aniversários. Razão que motivou o início do projeto do gastrobar em 2017. Ao todo, o estabelecimento é dividido em três ambientes: área externa (praça), interna (gastrobar) e um salão exclusivo para os almoços de domingo e eventos corporativos. Nos dias de semana, em que o gastrobar não abre, é possível realizar eventos também nesse espaço.

Apostando em um estilo rock retrô com um toque de burlesco, o gastrobar conta sempre com música ao vivo: rock’n’roll, pop rock e MPB no período noturno, e sertanejo clássico, MPB e pop rock no horário de almoço. 

Com nome inspirado nos ícones do cinema de ação de Hollywood e nos quadrinhos da Marvel e DC, o Mercenários oferece porções de boteco e carnes, que vão de ceviche a picanha australiana, carne de onça e bitterballen. Em relação às bebidas, destacam-se os chopes Patagônia Pilsen e Brahma. Nos almoços de domingo, é oferecida também uma marca de chope artesanal da cidade.

Endereço: PR-151, KM 168, Boa Vista

Atendimento: Sexta e sábado, das 18h às 23h59

Redes sociais: Facebook e Instagram


PIWIARNIA TAP HOUSE 


Piwiarnia, em polonês, significa “casa da cerveja”. O estabelecimento busca oferecer ao público um atendimento personalizado e especializado em cervejas. Um dos diferenciais do local é que o cliente tem a experiência de servir o seu próprio copo de chope através de um sistema de torneiras calibradas e higienizadas. E o valor da bebida é contabilizado conforme o líquido é colocado. As marcas e estilos disponibilizados são diversos. São oferecidos desde chopes de cervejarias locais até importados de países como Bélgica, Alemanha, Inglaterra e outros.

Na cozinha, a maioria dos pratos é artesanal. São porções variadas e inúmeros tipos de hambúrgueres. Parte do ambiente possui decoração em grafite e há uma parede, que funciona como um quadro de giz, para os clientes expressarem a sua arte ou simplesmente deixarem um recado. Mesas de sinuca complementam a decoração e garantem a diversão dos frequentadores.

Endereço: Rua Riachuelo, 784, Centro

Atendimento: Terça a sexta-feira, das 18h às 23h; sábados das 16h às 23h

Redes sociais: Facebook e Instagram 


PORKS
– PORCO & CHOPE 


O Porks – Porco & Chope é uma rede de bares especializada em carne suína. No local, são servidos diferentes preparos com carne de porco, como petiscos, porções e hambúrgueres.

No cardápio, destacam-se, entre outros, o Porks Bacon Burger, feito com hamburguer de costelinha de porco e cheddar; o Pork Burrito, burrito mexicano recheado com pernil; o Porkspóca, pururuca de porco crocante; e o Torresmo de Tira. Para acompanhar as comidinhas, a casa oferece chopes artesanais, que são comercializados com valores a partir de R$ 8,00, e drinques.

O pub também conta com música ao vivo, sem cobrança de couvert artístico ou entrada. 

O sistema da casa é diferenciado, pois não conta com garçons, e os preparos podem ser consumidos nas mesas, em pé e, por que não?, na rua. O Porks foi inaugurado no início do mês e permite a presença de animais.

Endereço: Rua Ernesto Vilela, 645, Nova Rússia

Atendimento: Terça a quinta-feira, das 17h às 23h; sextas e sábados das 17h às 0h30; e, aos domingos, das 17h às 23h

Redes sociais: Facebook e Instagram


STRUTTO SMOKEHOUSE & BAR


Que tal um chopinho na banha hoje? Pode soar um convite estranho, mas o nome da choperia é esse mesmo: “Strutto” significa banha em italiano. A justificativa do nome se dá pela importância da gordura no sabor dos produtos de charcutaria – com bacon e pastrami, por exemplo. A culinária do local busca aliar a já citada charcutaria italiana com o american barbecue. Dessa saborosa mistura vieram sanduíches em pão baguete, smash burgers artesanais e uma variedade de porções. 

Para acompanhar a comida, a casa oferece seis tipos de chopes: o Pilsen American Lager, que está sempre disponível, enquanto as outras cinco torneiras alternam chopes de diversos locais, incluindo as cervejarias da cidade. 

O estabelecimento oferece música ao vivo (country, folk, blues e rock'n'roll) nas sextas e sábados. Além disso, o espaço conta com um diferencial que certamente agrada a muitas pessoas: é um local pet friendly. Isso mesmo, cães e gatos são bem-vindos no bar.

Endereço: Rua Emílio de Menezes, 247, Estrela

Atendimento: Segunda a quinta-feira, das 17h30 à meia-noite; sextas e sábados das 17h30 às 1h

Redes sociais: Facebook e Instagram



 
Notícias Relacionadas »