23/11/2021 às 06h01min - Atualizada em 23/11/2021 às 06h01min

Mães protestam contra precariedade do atendimento infantil em PG

Marcada para hoje (23), manifestação nasceu de queixas de mães que usam o sistema municipal de saúde

Da redação
Foto: Reprodução
Descontente com o atendimento infantil oferecido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ponta Grossa, um grupo de mães realizará um protesto em frente à sede da Prefeitura Municipal nesta terça-feira (23), a partir das 14h30. Entre as reivindicações das manifestantes, estão o retorno do Pronto Atendimento Infantil (PAI) ao Hospital Universitário Materno-Infantil (HUMAI) e a melhoria geral nos atendimentos realizados pelas UPAs. “Lute como uma mãe! Nossas crianças merecem respeito e atendimento de qualidade”, diz o cartaz de convocação para o ato divulgado nas redes sociais (veja abaixo).

A organizadora da manifestação, Luiza Fernanda de Oliveira, explica que a iniciativa surgiu da “indignação” de mães que usam o sistema municipal de saúde. “Eu sempre recebi muitas mensagens de amigas relatando sobre o atendimento precário nas UPAs da nossa cidade. E, nos últimos meses, eu passei a ver tantos pedidos de socorro através de publicações nas redes sociais e grupos de WhatsApp que, sem ter como ajudar de outra maneira, vi no protesto uma forma de chamar a atenção do poder público. Alguém precisa fazer alguma coisa. Eles precisam ver que as pessoas não estão contentes com o serviço oferecido. A população merece respeito”, aponta.

Luiza Fernanda esclarece que, ao contrário do que foi aventado por algumas pessoas nas redes sociais, o ato não é uma manifestação político-partidária e "não tem nenhuma relação com qualquer político ou partido". "Esse movimento nasceu da indignação das mães. Quem tem redes sociais deve ter acompanhado nos últimos meses quantas reclamações por questões de atendimento precário, superlotação, profissionais de saúde sobrecarregados... Foi assim que nasceu esse manifesto", relata. 

Medidas

Entre as medidas que poderiam ser adotadas para melhorar o atendimento infantil no município, a organizadora observa que, no momento, o uso de tecnologia para a simplificação, integração e padronização de processos poderia agilizar o processo de cadastramento e colaborar para a diminuição das longas esperas e da lotação nos espaços físicos. “Além disso, também diminuiria a sobrecarga dos profissionais de triagem, pois só seria necessário todo esse processo para aqueles que realmente não têm acesso à tecnologia. Vale lembrar que eu não sou técnica da área. A minha opinião é com base na reclamação do momento”, afirma. 

SERVIÇO

Luta como uma mãe! Panelaço pelas nossas crianças

Data: 23/11 (hoje), às 14h30 

Local: sede da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Endereço: Avenida Visconde de Taunay, 950, Centro


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!