28/11/2021 às 10h05min - Atualizada em 28/11/2021 às 10h05min

CRÔNICA | O prefeito que come no Burger King, por Rafael Guedes

Despojado de seu séquito de secretários, assessores e bajuladores, o prefeito é uma figura apagada em meio à multidão

Por Rafael Guedes
Foto: Freepik
Sentados na praça de alimentação do Palladium Shopping Center, um amigo e eu comemos em silêncio, cada um olhando o próprio celular. Passado um tempo, o camarada olha por cima do meu ombro e, surpreso, diz baixinho: 

– Olhe para trás, mas seja discreto. É o prefeito que está ali perto do Burger King, comendo um lanche?

Com a máxima discrição de que sou capaz – ou seja, quase nenhuma –, viro-me e procuro o sujeito. Após identificar a figura, confirmo: 

– Sim, é o prefeito.

Despojado de seu séquito de secretários, assessores e bajuladores, o prefeito é uma figura apagada em meio à multidão.

Com uma espantosa facilidade para se indignar, meu amigo bate na mesa: 

– Me diga, que espécie de prefeito come fast-food?

Sem me importar muito com o assunto, dou de ombros: 

– O que tem de mais? Talvez seja um cara simples.

Meu amigo limpa a boca com um guardanapo e ri:  

– “Simples”? Isso é efeito Bolsonaro.

Pego de surpresa, repito: 

– Efeito Bolsonaro?

Cheio de convicção – para não dizer “agressividade” –, meu amigo confirma: 

– Sim! Efeito Bolsonaro! É o sujeito que tem terras, tem negócios, tem uma porrada de casa para alugar, mas fica se fazendo de humilde, de “simples”, como você disse. Entende? Esse é o efeito Bolsonaro. É o sujeito que ignora a “liturgia do poder” [faz aspas com os dedos], que faz de tudo para passar uma imagem de pessoa comum, mas que, no final das contas, tem um patrimônio e um poder que nenhuma pessoa comum tem ou jamais terá. Ele não é uma pessoa comum. Ele finge que é uma pessoa comum. Ele faz cosplay de pessoa comum. 

Cético por destino, brinco: 

– Acho que o seu antibolsonarismo está muito aflorado. Talvez o prefeito só esteja com pressa.

Meu amigo faz um gesto com as mãos como se dissesse "Ah, deixa de besteira": 

– Pressa… Desde que ele chegou, já comeu, já falou no celular, já comprou uma casquinha, já voltou a falar no celular e agora está escrevendo alguma coisa, provavelmente no WhatsApp. Não parece estar com pressa nenhuma. Esse lazarento está passeando no shopping. Que espécie de prefeito passeia no shopping?

Como se adivinhasse a conversa que ocorria na outra mesa, o prefeito se levanta, vai até a lixeira e despeja os resíduos de sua deprimente – sim, era deprimente – refeição. Enquanto executa a tarefa, diz qualquer coisa à mulher que faz a limpeza. Eles riem. 

Meu amigo, é claro, não perdoa: 

– Olha lá o “humildão” falando com o povo. “Nossa, como eu sou um cara simples.”

Terminada a janta, chamamos um Uber e caminhamos para a saída do shopping. Um pouco relutante, divido com o meu amigo um pensamento que acaba de me ocorrer: 

– Talvez o prefeito não seja “um cara simples” mesmo. Talvez ele seja algo diferente de simples: talvez ele seja provinciano. Por que ele não comeu num lugar mais sofisticado? Fácil: não porque ele não quer, mas porque ele não sabe comer nesses lugares. Talvez ele nem se sinta à vontade nesses restaurantes chiques. E isso não por ser muito simples, mas por ser muito provinciano. Quem sabe o Burger King seja o máximo de sofisticação que ele consegue alcançar… Aliás, não duvido que ele chegue em casa hoje e diga aos filhos: “Vocês não vão acreditar onde o papai comeu… No Burger King! É sério! Na próxima eu vou levar vocês!” E essa noite, talvez, as crianças durmam pensando em como deve ser o Burger King... Consigo imaginar, inclusive, a mulher do prefeito olhando para ele e pensando: “Como ele está diferente…”, porque, na cabeça dela, ele já não é mais o capiau que era antes… 

Após rodarmos em silêncio por alguns minutos, o Uber para na frente da casa do meu amigo. Com a porta do automóvel entreaberta, ele pensa um segundo antes de sair e diz: 

– Eu ainda acho que é o efeito Bolsonaro. 

RAFAEL GUEDES é jornalista 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!