08/12/2021 às 14h24min - Atualizada em 08/12/2021 às 14h24min

Autor lança seu primeiro livro de crônicas sobre Ponta Grossa

Livro ‘Perfis da Cidade’ reúne produções literárias de Flávio Madalosso publicadas desde 1992

Da assessoria
Foto: Divulgação
Ao longo de quase 30 anos redigindo textos para dar continuidade à coluna ‘Perfis da Cidade’, Flávio Madalosso Vieira (Vieira Neto) produziu aproximadamente 9.500 crônicas que contam sobre acontecimentos das ruas e esquinas da cidade, as mudanças na paisagem, as peculiaridades do município e os personagens – por vezes anônimos. Este trabalho resultou no livro ‘Perfis da Cidade – a saga de Vieira Neto’, que reúne e resgata 144 crônicas do autor, selecionadas pela escritora Renata Regis Florisbelo, organizadora e idealizadora da obra. O lançamento será na próxima sexta-feira (10), às 19h, no Centro de Convivência da OAB (R. Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha, 510, em Oficinas).

O projeto de autoria de Renata Regis Florisbelo foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC) e tem patrocínio das Lojas MM Mercadomóveis e do Sicredi, tendo como editora a ABC Projetos. “O registro em livro é uma marca indelével, através da arte da escrita, que sedimenta um trabalho que visa apenas a mostrar a cidade à cidade”, relata Flávio, acrescentando que as crônicas são escritas por ele, mas pertencem inteiramente aos leitores. Antes de assumir a coluna em 1992, seu pai, Guaracy Paraná Vieira (Vieira Filho), seu criador, escreveu-a entre os anos 1950 e 1990.

Este é o primeiro livro do autor. Entusiasmado com o lançamento, Flávio diz que se sente realizado em poder levar ao público leitor e ouvinte algo que já é dele. “Ter um livro publicado é muito mais que uma realização, é a sensação de eternizar um trabalho prazeroso e, ao mesmo tempo, um incentivo para continuar produzindo e, talvez, a publicação de outro(s) livro(s)”, completa.

'Perfis da Cidade' era veiculada não somente em jornais, mas também em rádios ponta-grossenses. É possível “voltar no tempo” e ouvir as crônicas gravadas por meio dos QR Codes presentes no livro, servindo também como medida de acessibilidade. Flyers com algumas das crônicas do livro já circulam pela cidade.
     
Sinopse

Ponta Grossa tem um rico patrimônio literário de olhares raros e atentos aos seus acontecimentos, nas ruas, esquinas, nas alterações na paisagem, naquilo que as mudanças das estações do ano promovem, nas peculiaridades, nos personagens óbvios e nos improváveis, uma leitura que se converte em crônicas bem escritas e elegantes que perduram por 69 anos graças aos escritos dos Vieira Filho e Vieira Neto. Em cada texto, o cultivo primoroso de um real apreço pela cidade, o amor à Princesa dos Campos que se vigora. Encontra-se a história da cidade que os livros e as escolas não contam. Os temas são do cotidiano do povo, das ruas, do tempo e do ambiente princesino. São produzidos com a finalidade de deleite do ouvinte e leitor, ao mesmo tempo que busca alertá-los para as nuances da cidade, registrando fatos e coisas que, somente após postos em Perfis da Cidade, se tornam engraçados, tristes, enternecedores ou interessantes. Perfis da Cidade é crônica do povo, leitores e ouvintes de qualquer faixa etária, classe social ou nível intelectual, pois é composta por vocabulário acessível, simples, claro e correto.

Notícias Relacionadas »