10/12/2021 às 13h46min - Atualizada em 10/12/2021 às 13h46min

1 de cada, com Renato Van Wilpe Bach

O livro, o filme, a série, a música, o lugar, o prato, a frase e o ícone que fazem a cabeça de Renato Van Wilpe Bach, cirurgião pediátrico, escritor e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Por Renato Van Wilpe Bach
Foto: Arquivo pessoal
Um livro, um filme, uma música, uma série, um lugar, um prato, uma frase, um ícone: oito opções para conhecer e expandir os horizontes, por Renato Van Wilpe Bach, cirurgião pediátrico, escritor e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).


1 Livro

Suave É A Noite (F. Scott Fitzgerald, 1934)


"O último romance publicado por F. Scott Fitzgerald (1896-1940) foi recebido de maneira morna, vendeu pouco, mas contribuiu para pagar algumas de suas inúmeras contas, permitindo-lhe escrever à filha, pouco antes de morrer, que esta 'nada herdaria, nem dívidas'. Típica ironia do autor de O Grande Gatsby, um dos maiores clássicos da literatura americana do século XX. Suave É A Noite demorou, mas chegou lá também e hoje é uma obra consagrada. Dois clássicos da literatura? Nada mau para o garoto que um dia fugiu de Princeton para ganhar o mundo, e muito dinheiro, vendendo livros, e morreu cedo, de complicações do alcoolismo. Em Suave É a Noite, a história do médico psiquiatra que se casa com uma ex-paciente tem todos os elementos de um best-seller — escândalo, paixão, drama, intriga, traições, até mortes — e tem encantado leitores há décadas pela riqueza de suas personagens, pela beleza das paisagens evocadas e pelo ritmo quase musical da prosa de Fitzgerald, retrato definitivo dos Estados Unidos dos anos 1920 e 30. Dicas? Leia no original em inglês depois, ou mesmo antes, de ler a bela tradução para o português. É lá que se encontra a poesia de Fitz. Se você virar um fã radical, há ainda duas versões para comparar: a original e a cronológica" 


1 Filme

O Sol É Para Todos (Dir.: Robert Mulligan, 1963)



(Se preferir, vire o celular na horizontal para uma melhor visualização)

"Adaptação do romance To Kill a Mockingbird (1960), de Harper Lee, o filme, como o livro, tornou-se instantaneamente um clássico. O frescor de sua abertura -- uma das mais bonitas da história do cinema, tecnicamente perfeita --, a elegância da fotografia em preto e branco, a direção de arte premiada, o roteiro adaptado pela própria autora e a interpretação magistral de Gregory Peck justificam o interesse sempre renovado pelo filme. A história de um advogado liberal, viúvo e com dois filhos, que defende um homem preto injustamente acusado de estupro em uma cidadezinha no sul dos Estados Unidos durante a Grande Depressão é o gatilho para que se discutam temas como racismo e preconceito, honra, honestidade e compaixão, sempre atuais"


1 Série

The Walking Dead (2010-2022)



(Se preferir, vire o celular na horizontal para uma melhor visualização)

"Filmes de zumbis há aos montes, mas nenhum com a pegada do seriado produzido pelo veterano cineasta Frank Darabont, sucesso mundial há 11 temporadas. Verdadeira ópera-rock, a série é um mergulho profundo nas contradições humanas, indo da representação da maldade, em níveis escatológicos, ao sacrifício de alguns pelo bem da comunidade. Um show"


1 Música 

"Messidor" (1981) — The Durutti Column 




"Gravado sozinho, em apenas quatro canais, LC foi o álbum que levou o guitarrista Vini Reilly ao estrelato em plena explosão de ritmos do pós-punk inglês. Em 1987, Vini seria o principal parceiro de Morrissey em seu álbum Viva Hate. Comprei o LC em uma 'lojinha de discos' -- era assim que as chamávamos -- perto da Reitoria da UFPR [Universidade Federal do Paraná], por acaso, pescando novidades no outrora sagrado exercício de ouvir discos e discos por horas a fio antes de comprar com o suado dinheirinho. Levei para casa e não parei mais de ouvir. Gosto dele todo, mas a faixa 'Messidor' reúne rock, música eletrônica e música erudita de forma leve e otimista, e por isso é a minha favorita de todos os tempos. Vitimado por vários AVCs, Vini continua na ativa. Perguntado recentemente se se lastimava das dificuldades motoras da doença, respondeu, com o seu refinado humor inglês, que são poucas as pessoas que têm a oportunidade de aprender a tocar o mesmo instrumento duas vezes"


1 Lugar

Byron Bay (Austrália) 


"Antigo reduto hippie, Byron Bay é uma cidadezinha simpática e agradável na Gold Coast, que sobrevive do turismo, inclusive gastronômico, e do artesanato, exposto em infinitas lojinhas e feiras. Seu histórico farol está situado no ponto mais ocidental da Austrália, logo, o mais próximo do Brasil. Impossível observar o Oceano Pacífico, a partir de suas falésias, sem tomar ciência da imensidão e da beleza do mundo"


1 Prato

Cabrito com Arroz de Brócolis


"O cabrito com arroz de brócolis do restaurante Nova Capela, aberto quase 24 horas na Lapa [Rio de Janeiro] é o carro-chefe do centenário restaurante carioca. Assado lentamente por mais de um dia, coberto com alho frito, o prato era o prêmio principal de apostas e comemorações do pessoal do Instituto Nacional de Câncer, quando trabalhei lá por alguns anos, e sempre me trará a memória dos mestres que tudo me ensinaram na medicina. Sempre que vou ao Rio, tenho que matar as saudades"


1 Frase

“Distraídos venceremos” (Paulo Leminski)
 
"É o título de um livro de poemas. Que já é um poema"


1 Icone

Jacobus Van Wilpe (1905-1986)


"O meu ícone não poderia ser outro senão Jacobus Van Wilpe, artista plástico holandês radicado em Ponta Grossa, escritor, pecuarista e... meu avô. Pude conviver com ele até os 16 anos de idade, ouvir as suas histórias e conselhos, vê-lo desenhar, pintar, escrever. Construímos cercas, podamos árvores, capinamos o chão, pescamos juntos no que restou da chácara. Um avô de verdade, como não se faz mais. Publicar seu livro sobre os primeiros anos em Carambeí, catalogar os seus quadros e desenhos, e contar a história de sua amizade com 'os grandes' da pintura paranaense tem sido o meu grande projeto e desafio pessoal ao longo dos últimos anos, para que a sua vida e obra possam ser conhecidas pelas novas gerações" 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!