04/01/2022 às 11h12min - Atualizada em 04/01/2022 às 11h12min
Moradora de PG encontra supostas larvas na água
Denúncia está circulando em dezenas de grupos da cidade e gerando controvérsia; Sanepar nega
Da redação
Foto: Reprodução
Denúncias feitas através das redes sociais voltam a questionar a qualidade da água tratada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Ponta Grossa. Segundo a publicação de uma moradora da região de Uvaranas, feita no início da tarde de ontem (3), larvas estão saindo junto com a água da torneira. “Então pagamos tudo certinho para ter larva na água. Misericórdia! Amados e amadas, atenção ao fazer os seus alimentos. Fui fazer arroz, e aí está: tudo jogado fora (…). Espero que a Sanepar esteja vendo isso, e a senhora prefeita Elizabeth [Schmidt] também”, diz a publicação.
A postagem da moradora está circulando em dezenas de grupos da cidade e gerando grande repercussão. Alguns internautas questionam, indagando se as larvas não seriam provenientes do próprio alimento. Mas a moradora garante que vieram com a água. “Não é do próprio arroz. Eu lavo os alimentos antes de fazer. Lavo em cinco águas, meu anjo”, responde a um internauta. “Não foi só aqui, mas sim em vários lugares e inúmeras vezes isso”, completa, em resposta a outra pessoa.
Em contato com o portal NCG, a Sanepar afirma desconhecer qualquer problema envolvendo a água tratada em Ponta Grossa neste momento. “Essa pessoa não registrou reclamação no canal de comunicação da Sanepar. Estamos tentando localizá-la para que uma equipe vá imediatamente até a sua casa. Mas adianto que essa ocorrência não se deve à água”, afirma a assessoria de comunicação da companhia.
A empresa orienta ainda a população a entrar em contato através do número 0800 200 0115 sempre que houver dúvidas referentes à qualidade da água tratada. “O cliente deve entrar em contato conosco para fazer a sua reclamação que uma equipe vai imediatamente até o imóvel para fazer a coleta e análise da água”, aponta.
Denúncias
Recentemente, a água tratada em Ponta Grossa já havia sido alvo de inúmeras denúncias por parte dos moradores, que teriam encontrado larvas saindo pela torneira. O problema foi confirmado, mas, segundo a Sanepar, não se tratavam de larvas e sim de microcrustáceos que não apresentariam riscos à saúde.
Na ocasião, foram realizados os procedimentos de limpeza das redes afetadas na Estação de Tratamento de Água e na rede de distribuição, fazendo com que os microrganismos fossem eliminados por completo, de acordo com a companhia.