22/12/2021 às 09h57min - Atualizada em 22/12/2021 às 09h57min
4 sinais de que você precisa procurar um urologista
Número de consultas efetuadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu cerca de 33%
Da redação
Foto: Reprodução
Segundo dados do Portal da Urologia, entre 2019 e 2020, houve redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer, na comparação, e de 21% de exames de biópsia de próstata. O número de consultas efetuadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu cerca de 33%.
Outra pesquisa, que avaliou o impacto da pandemia na saúde urológica, apontou que 90% dos participantes notaram uma queda de cerca de 50% nas cirurgias eletivas. Cerca de 54%, notaram redução de 50% nas cirurgias de emergência.
Estes dados mostram que a procura por um médico urologista, muitas vezes, fica em segundo plano. O que dificulta ainda mais o diagnóstico precoce, levando muitos homens a tratamentos invasivos, demorados e ineficientes.
É preciso ficar atento aos pequenos sinais que o corpo mostra e procurar um urologista, quando necessário. Alguns deles são:
Dificuldade ou dor ao urinar
Se você sente desconforto ao urinar, percebe que não consegue segurar a urina, notou a diminuição ou a frequência do fluxo, ou ainda, a presença de sangue na urina, deve procurar um urologista para avaliar a situação. Estes sintomas podem indicar infecções, lesões ou até mesmo tumores.
Problemas em relações sexuais
A ejaculação precoce e a impotência sexual são exemplos de sintomas mais comuns em que se deve buscar um urologista. O desconforto durante a prática sexual e a falta de libido também merecem atenção. É importante ressaltar que grande parte dos casos podem ser tratados.
Dores em regiões específicas
Sempre fique atento a dores na região lombar, no abdômen, no pênis e nos testículos. Essas dores podem indicar diversos problemas, desde uma infecção até a presença de um tumor. Consulte com um urologista e previna-se.
Idade
A partir dos 40 anos, a consulta com um urologista deve ser regular. Mesmo sem histórico familiar, é importante realizar exames. O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens e, se diagnosticado precocemente, pode ser tratado com rapidez e eficiência.
Atendimento humanizado
Fabiano Bittencourt, diretor da clínica de urologia UroSaúde, em Ponta Grossa, já vivenciou muitos casos, dos mais simples aos mais complexos, no consultório. Na visão de Fabiano, os homens acabam deixando os cuidados com a saúde em segundo lugar, o que é extremamente prejudicial. “Já vi diversos casos mais graves onde o paciente dizia estar arrependido por não ter procurado antes. Dependendo do quadro, algumas doenças podem ser irreversíveis”, aponta.
A clínica UroSaúde preza pelo atendimento humanizado, ou seja, trata o paciente com mais diálogo e acolhimento. “Como a urologia pode ser um tema pouco falado e fora da realidade de muitos homens, a comunicação é muito importante durante as consultas. O paciente precisa se sentir seguro”, explica Bittencourt. Gradualmente, esta categoria de atendimento mostra-se mais produtiva. “A humanização é eficiente nos tratamentos, pois traz mais confiança para o atendimento e proximidade com o paciente”, finaliza Fabiano.