17/03/2021 às 09h39min - Atualizada em 17/03/2021 às 09h39min

Cientista política nascida em PG ministra curso "para entender o bolsonarismo"

Curso é gratuito, on-line e aberto a todos os interessados; vagas limitadas

Da assessoria
Foto: Endora Barboza
Entre 31 de março e 1º de abril, estarão abertas as inscrições para o curso ‘Entendendo o Bolsonarismo’, oferecido pelo programa de extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).  As aulas ocorrerão entre 15 de abril e 13 de maio de 2021, sempre às quintas-feiras, das 18h às 20h. Serão emitidos certificados para quem tiver 75% de frequência. 

Gratuito, on-line e aberto a todos os interessados, o curso é coordenado pelo professor André Singer, titular do Departamento de Ciência Política da USP, e será ministrado por Marina Basso Lacerda, pós-doutoranda do DCP nascida em Ponta Grossa.  

Marina é doutora pelo IESP/UERJ e autora do livro ‘O Novo Conservadorismo Brasileiro: de Reagan a Bolsonaro’ (Zouk, 2019), finalista do Prêmio Jabuti de Ciências Sociais e vencedor do Prêmio Minuano de Literatura. 

“Jair Bolsonaro foi um deputado com pouca expressão, elegeu-se sem recursos e defendendo posições extremas na disputa por um cargo para o qual os postulantes historicamente caminham em direção ao centro. Como isso foi possível?”, questiona a professora, para quem “o fenômeno é singular, muito maior e anterior a biografia de um indivíduo”.

O tema será abordado em cinco perspectivas: a derrocada petista e os resultados eleitorais; mídias digitais, fake news e ódio; guerra cultural, valores morais religiosos e escombros do neoliberalismo; ecos da ditadura militar: da militância digital à oposição aos movimentos antirracistas; e forças de segurança e milícias.

Vagas limitadas. Seleção por sorteio no dia 2 de abril.

Programa e inscrições aqui.

Notícias Relacionadas »