23/02/2022 às 16h55min - Atualizada em 23/02/2022 às 16h55min

ARTIGO: Autoestima e o verdadeiro poder do amor próprio, por Jussara Prado

Problemas com a autoestima não estão relacionados apenas com olhar no espelho e não gostar do que vê. Mas sim, com o não olhar para si mesmo e valorizar-se por ser quem é

Por Jussara Prado
Foto: Reprodução
Peca quem acha que ao olhar no espelho, vê apenas a própria imagem refletida. Ao nos depararmos com o nosso reflexo, com o nosso eu, estamos observando também todo o conceito que temos sobre nós mesmos.
 
Enxergamos as nossas próprias inseguranças com o nosso corpo, maneira de agir e ser, vestimentas, nossos traumas, medos e as críticas que internalizamos ao longo de nossa vida. Tudo isso reflete no valor que damos a quem nós somos, impactando diretamente a forma como nos enxergamos.
 
Todos nós já assistimos alguma reportagem ou vimos em algum site, blog ou revista de fofoca, algum(a) famoso(a) que “perdeu a mão” nas cirurgias plásticas e acabou perdendo traços naturais que eram realmente bonitos antes. E quando vemos isso, sabemos que se trata de questões de baixa autoestima.
 
Entretanto, os problemas com a nossa autoestima podem aparecer nas mais diversas situações do dia a dia, além das questões com o corpo, como por exemplo:
 
Quando você passa por cima do que você realmente quer e toma suas decisões baseado no que os outros esperam de você;
Quando você se priva de experiências incríveis, justamente por achar que não merece;
Quando você e a sua saúde emocional não é a sua maior prioridade na vida;
Quando você não consegue falar não, mesmo que isso custe sua paz e seus valores pessoais.
 
Problemas com a autoestima não estão relacionados apenas com olhar no espelho e não gostar do que vê. Mas sim, com o não olhar para si mesmo e valorizar-se por ser quem é, com as características, habilidades e potencialidades que tem.
 
Ao desenvolver sua autoestima, você passa a se sentir mais confortável com quem você é verdadeiramente, e evita se submeter a situações desconfortáveis, tendo menos chances de entrar em relações tóxicas com parceiros(as), familiares, colegas de trabalho e amigos.
 
E caso esteja se perguntando como você poderia desenvolver e fortalecer a sua autoestima, eu lhe respondo: através do acompanhamento com uma Psicóloga competente e ética, você pode aumentar o seu autoconhecimento e construir uma autoestima saudável e de forma segura.
 
JUSSARA DORETTO BENETTI DO PRADO é psicóloga com foco em autoestima e relacionamentos. Instagram @psicologa.jussaraprado
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!