Se você está cansado de olhar para os cômodos da sua casa e achar tudo sem graça e sem vida, está na hora de renovar! Mas calma, não precisa mudar tudo e nem gastar muito. Às vezes, basta trocar as coisas de lugar ou adicionar um móvel novo para transformar o ambiente.
Para deixar a decoração da sua casa mais harmônica, estilosa e com a sua cara, o primeiro passo é entender o seu estilo, ou seja, o seu gosto em relação aos ambientes do seu lar.
Faça o teste rápido abaixo e descubra o seu estilo:
Para a paleta de cores, você prefere:
A) Tons neutros e claros
B) Base neutra com tons fortes
C) Tons naturais com pontos de cor
Pensando em um item na decoração, você prefere:
A) Vaso de planta verde
B) Tecido colorido e/ou estampado
C) Peça em madeira
Quanto à iluminação, você prefere:
A) Luz natural
B) Luz amarelada
C) Conforto visual
No quesito ‘móveis’, você prefere:
A) Linhas retas, poucos detalhes e poucas peças
B) Formato arredondado e com detalhes
C) Peças em materiais naturais
O seu lema é:
A) Menos é mais
B) Estilo acima de tudo
C) Conforto sempre
Se as suas respostas foram mais ‘A’, o seu estilo tende para o contemporâneo e para o minimalista. Se foram mais ‘B’, o seu gosto está mais perto do estilo retrô e do eclético. Já se teve mais ‘C’, você pode se identificar com o estilo rústico ou industrial.
Estilos de decoração
Agora que você se conectou com a estética que mais te agrada, conheça mais sobre os estilos de decoração que você pode criar na sua casa. Também aproveite para ver dicas de móveis da Lojas MM, que é Especialista em móveis, e que vão deixar o seu ambiente com muito estilo. Na Lojas MM você encontra essas e outras opções no site, app ou pode entrar em contato via WhatsApp. 1. Contemporâneo
Atemporal e livre de excessos, o estilo contemporâneo busca funcionalidade e simplicidade, sendo uma alternativa para quem não tem ou prefere não gastar tanto tempo em uma rotina de limpeza, organizando e limpando inúmeras peças e objetos.
Na composição desse estilo, destacam-se:
- linhas puras e retas nas paredes pisos e móveis; - tons neutros como bege, branco, cinza, marrom e preto; - luz branca com um efeito de amplitude; - redução de barreiras visuais e espaços integrados; - poucos acessórios e um visual clean.
Na sua sala, você pode criar uma decoração contemporânea com um sofá de traços retos e tom neutro, com detalhes que agregam sofisticação, e uma luminária bem clean ao lado. 2. Minimalista
Sem muitos detalhes, paleta de cores limitada, mínima textura: somente o necessário. O estilo minimalista preza pelo conceito ‘menos é mais’, ou seja, utiliza poucos elementos para compor o ambiente e opta por móveis e decorações certeiros.
Esse estilo destaque-se por:
- móveis baixos, elegantes e simples, além de multifuncionais; - cores neutras como bege, cinza, branco e preto; - iluminação natural e artificial em abundância; - objetos decorativos marcantes, que criam pontos focais; - detalhes em cores frias como o azul. Crie um ambiente minimalista reduzindo os objetos à mostra, por exemplo, tendo um armário multifuncional e dentro do estilo para guardar e organizar tudo que for necessário. 3. Retrô
Diferente do vintage, que busca peças originais dos anos 20 aos 60, o estilo retrô é uma releitura da estética de outras décadas, ou seja, utiliza móveis e itens modernos com visual inspirado em outros períodos.
Na utilização desse estilo, destacam-se:
- cores vivas com tonalidades suaves, tendo superfícies mais claras e acessórios chamativos. - luz amarela em uma iluminação indireta através de luminárias, velas e lamparinas; - tapetes, almofadas, mantas e outros tecidos com estampa floral e padrões geométricos, bem coloridos; - móveis arredondados, molduras ornamentadas e espelhos redondos. Para agregar o estilo retrô na sua casa, inclua móveis com pés palito, como, por exemplo, uma poltrona em tom neutro, e adicione um acessório com cor vibrante, como uma manta ou almofada. 4. Rústico
Aconchego é a palavra. Na decoração deste estilo, a aparência e textura dos materiais naturais é valorizada, criando ambientes poderosos e elegantes.
Os recursos que se destacam incluem:
- muita madeira: madeira nos móveis, acessórios, estrutura, tudo; - mantas, tapetes e outras peças em tecido que embelezam e proporcionam sensação de conforto; - cores da natureza, como variações de verde e tons terrosos, além de base em cores neutras como branco, cinza e bege; - móveis com acabamento texturizado em madeira, pedra e tijolo; - peças feitas à mão na decoração. 5. Industrial
Inspirado nas moradias em galpões, studios e lofts, o estilo industrial cria uma aparência rudimentar, em um clima de fábrica ou armazém, com tubulações, concreto, madeira, metal e vigas expostas.
Na proposta industrial, destacam-se:
- instalações e estruturas expostas; - materiais aparentes, com textura e cores originais, seja madeira, concreto, cimento queimado, aço, tijolo, etc.; - nuances neutras com detalhes em cores alegres, criando pontos focais com acessórios e cores vibrantes; - acabamento metálico nos eletrodomésticos, parte dos móveis, luminárias, esculturas e outros itens.
Já sabe qual estilo seguir? Você pode usar esses estilos de decoração como um direcionamento para transformar os ambientes da sua casa, mas sinta-se livre para explorar a criatividade e criar um estilo só seu!