31/01/2021 às 10h06min - Atualizada em 31/01/2021 às 10h06min

Governador do Paraná assume presidência do Codesul

Objetivo do órgão é potencializar o desenvolvimento dos estados e fomentar integração com o Mercosul

Da redação
Foto: Agência Estadual de Notícias

O governador do Paraná, Ratinho Junior, é o mais novo presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), com mandato previsto para vigorar até 2022. Ele assume o lugar de Eduardo Leite, atual governador do Rio Grande do Sul, que esteve a frente do conselho nos últimos dois anos. A transição foi realizada de forma online. 

“Mesmo em um ano atípico, tivemos uma boa conversa com os secretários executivos e temos bons planos para essa instituição tão importante. Queremos que a nossa união possa fortalecer ainda mais todos os estados componentes do grupo e que são essenciais para a economia do país”, ressalta o governador.

A diretoria do Codesul agora é formada pelo secretário-executivo Wilson Quinteiro e mais três secretários dos escritórios regionais: Micheli Tassiani Petry (RS), Magda dos Santos Correa (MS), Amauri Cantú (SC), além de toda a equipe técnica e administrativa.

A secretária-executiva da gestão que acaba de ser encerrada, Micheli Tassiani Petry, afirma que nestes dois anos o Codesul levantou novas pautas e propôs diversas ações entre os estados do extremo sul, especialmente em relação a demandas federativas.

Ao fim da gestão paranaense, quem irá assumir a presidência do órgão é o estado do Mato Grosso do Sul.

Codesul

O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) foi criado em 1961, por meio de convênio entre os três estados do Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar a entidade. O principal objetivo do órgão é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais e potencializar questões comuns aos estados-membros, principalmente em questões essenciais, como desenvolvimento econômico e social, fomentando ainda mais a integração desses estados com o Mercosul.


Notícias Relacionadas »