08/03/2022 às 13h52min - Atualizada em 08/03/2022 às 13h52min

Redução do IPI: o que é e como impacta na vida do consumidor

Após uma elevação da arrecadação dos tributos federais, o Governo Federal decretou a redução de até 25% o IPI

Da redação
Foto: Divulgação
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um tributo que incide sobre os produtos industrializados, ou seja, sobre itens e matérias-primas que passam por uma transformação de caráter industrial, alterando sua natureza, funcionamento, acabamento, apresentação, aperfeiçoamento ou finalidade. Toda vez que uma mercadoria deixa as fábricas, o IPI é cobrado. Para produtos importados, a cobrança é feita no momento do desembarque no país. 

A alíquota, isto é, o percentual ou valor fixo aplicado para o cálculo do valor de um tributo, cobrada neste imposto varia conforme o produto. Dessa forma, qualquer mudança no valor das alíquotas irá impactar em aumento ou redução do preço final de um produto. Diante de uma medida de redução, o consumidor final pode encontrar determinados produtos mais baratos.

Após uma elevação da arrecadação dos tributos federais, o Governo Federal decretou a redução de até 25% o IPI, como medida para regular o mercado, incentivar a indústria nacional e o comércio, a fim de reaquecer a economia e gerar empregos, além de estimular o consumo. Segundo o Ministério da Economia, a redução da carga tributária e a menor variabilidade das alíquotas entre os setores ajudam na correção da má alocação dos recursos produtivos e na elevação do nível de produção no longo prazo. 
*Fonte: Governo do Brasil 

Como a redução do IPI influencia no dia a dia do consumidor

Junto da redução do tributo, o preço final dos produtos que estão no decreto também é reduzido. Dentre eles, estão automóveis, eletrodomésticos da linha branca, como refrigeradores, freezers, máquinas de lavar roupa e secadoras, alimentos e outros produtos industrializados.

Nesse sentido, quem busca por produtos, principalmente da linha branca, vai notar a queda nos preços e perceber uma boa oportunidade de compra enquanto o novo valor das alíquotas se mantém. 

Entretanto, esse novo cenário apenas se aplica às lojas que se anteciparam e repassaram o novo valor aos produtos, como a Lojas MM, que imediatamente, após a aprovação do decreto, atualizou os preços em todas as categorias de produtos e repassou a redução do imposto para o valor final das mercadorias, refletindo na oportunidade para o consumidor final aproveitar preços reduzidos.

A redução dos preços não se aplica apenas às lojas físicas, mas também às compras pelos canais online, como site, aplicativo e WhatsApp. Dessa forma, o consumidor pode adquirir seus produtos da forma que preferir e se beneficiar da redução do IPI em qualquer formato de compra.

Você já notou a diferença nos preços dos produtos industrializados? Se não, agora é o momento para pesquisar e aproveitar a redução da tributação, pois o valor do imposto é variável e pode aumentar ou diminuir a qualquer momento, de acordo com a economia e decretos do Governo Federal.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!