31/03/2022 às 08h52min - Atualizada em 31/03/2022 às 08h52min

Saúde faz alerta sobre registro de casos da doença 'mão-pé-boca' em PG

Por ser altamente contagiosa, a rede de saúde do município já está sentindo os reflexos com o aumento no número de pessoas que estão procurando atendimento

Da assessoria
Foto: Reprodução
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está fazendo um alerta aos pais sobre o registro de casos da Síndrome 'mão-pé-boca' principalmente em crianças menores de cinco anos em Ponta Grossa. A doença é provocada por um vírus. Pode causar aftas na boca e lesões nas mãos e nos pés. Os sintomas duram cerca de uma semana e a transmissão pode ocorrer por até quatro semanas até a recuperação total da criança.

O presidente da FMS, Rodrigo Manjabosco, reforça que por ser altamente contagiosa, a rede de saúde do município já está sentindo os reflexos com o aumento no número de pessoas que estão procurando atendimento. "Muitas crianças pequenas estão adoecendo e a principal forma de contágio é pela saliva, secreção e contato com as fezes. Então é preciso deixar claro que por acometer os bebês, esta doença não tem relação direta com uso ou não das máscaras, mas sim com a falta de higiene adequada, principalmente após as crianças irem ao banheiro".  

A melhor forma de evitar o contágio é manter as medidas de higiene, principalmente durante as trocas de fralda. A FMS já está organizando um trabalho de orientação e treinamento com as professoras dos CMEIs como forma de prevenção e também evitar o registro de novos casos.

Cuidados

Os pais e responsáveis devem procurar o atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Além das aftas e lesões nos pés e mãos, outros sintomas comuns da síndrome são dor de cabeça, dor de garganta, mal-estar, vômito, diarreia e até a perda de apetite, além de ter alguma dificuldade de engolir. Após o atendimento médico, a recomendação é de que as crianças permaneçam em repouso, tomando bastante líquido e tendo uma boa alimentação. 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!