06/04/2022 às 14h58min - Atualizada em 06/04/2022 às 14h58min
Deputada Mabel Canto é a nova líder partidária do bloco PSDB, CND, DC e PROS
A escolha de Mabel para a liderança foi por unanimidade
Da assessoria
Foto: Divulgação
A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) assumiu nesta terça-feira, dia 05 de abril, a liderança parlamentar do grupo político formado pelos partidos, Partido da Social Democracia (PSDB), Cidadania (CND), Democracia Cristã (DC) e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Mabel destaca em sua fala na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) a importância da luta pela representatividade feminina. Ela diz se sentir honrada pela escolha de seu nome feita pelos colegas deputados, Michele Caputo (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), Douglas Fabrício (CND), Coronel Lee (DC), Boca Aberta Jr (PROS) e Soldado Fruet (PROS).
Segundo Mabel, as mulheres precisam ocupar os espaços de liderança, inclusive, na política. "É uma honra muito grande para mim, hoje estar recebendo dos meus nobres e queridos colegas do bloco partidário, a responsabilidade de representá-los. Como também é uma alegria falar em nome de nosso partido [PSDB] que tem uma trajetória em nosso Estado e em Ponta Grossa. Meu pai, por exemplo, foi prefeito por esta sigla. É uma alegria estar em ninho tucano e ser recebida por todos vocês", explica.
A escolha de Mabel para a liderança foi por unanimidade. "A nossa representatividade aqui do parlamento será exercida pela combatível deputada Mabel Canto. Nesse momento ela está credenciada, afinal de contas, poucos blocos desta casa tem uma mulher à frente. Eu me sinto representado por você", destaca o deputado estadual Michele Caputo.
Mabel Canto será a única líder mulher na Casa de Leis neste ano. "A mulher tem sensibilidade na condução das políticas públicas. Precisamos que a mulher ocupe estes espaços. Acredito que o próximo passo é aprovarmos o projeto de lei nº 5/2022, que cria a liderança feminina na ALEP. Para dar mais força a nós representantes das mulheres paranaenses", afirma.
Exemplo
A deputada aproveitou a fala para homenagear uma bombeira ponta-grossense. "Em 2005 o Corpo de Bombeiros teve uma sala com 20 mulheres. E hoje, homenageamos a 1ª sargento Michele Lopes que foi a primeira bombeira dos Campos Gerais. Ela completa 17 anos de trabalho nesta nobre área. Isso demonstra a importância de nós mulheres ocuparmos cada vez mais os espaços que antes eram destinados somente a homens", conclui.