22/04/2022 às 14h01min - Atualizada em 22/04/2022 às 14h01min
Santa Casa lança campanha para arrecadação de doações via Imposto de Renda
Doações podem ser feitas com a destinação de uma parte do IR ao Fundo do Idoso
Da redação
Foto: Divulgação
O hospital Santa Casa de Misericórdia, de Ponta Grossa, lançou recentemente uma campanha para arrecadar doações via Imposto de Renda ao Projeto Pela Vida do Idoso em Tratamento. Em 2021, foram realizados mais de 84 mil atendimentos a pessoa idosa na instituição.
As doações podem ser feitas com a destinação de uma parte do Imposto de Renda devido ao Fundo do Idoso.
Passo a passo
A declaração é preenchida normalmente. Ao final, deverá ser preenchida a guia disponível na aba ‘Doações Diretamente na Declaração’. Depois, é necessário selecionar a aba do Idoso e clicar em Novo, e então, basta escolher o ‘Fundo Municipal’.
Após isso, é preciso colocar o valor da destinação. Existe uma margem estimável sobre o imposto devido. O programa faz o cálculo automaticamente e mostra qual o valor máximo da destinação.
Feito o preenchimento da declaração, o programa emitirá a DARF para o recolhimento dos valores para o Fundo do Idoso.
É preciso pagar a DARF até dia 29 de maio de 2022, prazo limite para Declaração. Após o pagamento da DARF, basta enviar o comprovante de pagamento no e-mail do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa: conselhoidosopg@gmail.com, com cópia para a Santa Casa: projetoidoso@santacasapg.com, informando que autoriza a destinação do imposto para o Projeto da Vida do Idoso em Tratamento no Hospital Santa Casa de Ponta Grossa.
Se a declaração resultar em imposto a pagar, o valor recolhido nessa DARF será descontado do saldo devedor. Ao final, não será preciso pagar nada a mais de imposto de renda por ter realizado a doação. E se a declaração resultou em imposto a restituir, o valor recolhido nessa DARF será somado ao montante da restituição que irá receber.
Todos os valores destinados a esse fundo são administrados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e a função desse conselho é repassar este dinheiro para as entidades que atendem aos idosos.