26/04/2022 às 16h10min - Atualizada em 26/04/2022 às 16h10min

Você sabe a hora certa de trocar os pneus do seu carro?

É uma responsabilidade do motorista e dono do veículo garantir que tudo esteja em ordem, principalmente quando relacionado à segurança, como é o caso dos pneus

Da redação
Foto: Reprodução
Estar em dia com itens, equipamentos e acessórios do carro é uma questão fundamental para a segurança do motorista, passageiros e todas as pessoas e outros veículos envolvidos no trânsito. 
 
Também é uma responsabilidade do motorista e dono do veículo garantir que tudo esteja em ordem, principalmente quando relacionado à segurança, como é o caso dos pneus, que, caso fiquem carecas, colocam pessoas em risco de vida e, ainda, garante uma multa de quase R$ 200, 5 pontos na CNH e a retenção do veículo pela polícia.
 
Portanto, é fundamental ficar atento às condições dos pneus do seu veículo, mas, você sabe como identificar a hora certa de trocar o pneu? Continue a leitura e aprenda o momento ideal de fazer a troca.
 
1. A rotina do carro influencia
 
Os pneus não têm uma vida útil pré-definida, pois as condições do material dependem diretamente da forma que o carro é usado. 
 
Assim, um veículo de trabalho, que carrega equipamentos pesados ou roda mais em estradas e rodovia, vai ter um desgaste bem maior do que um carro de uso pessoal, exigindo atenção redobrada e manutenções mais frequentes.
 
Dessa forma, é preciso entender quais necessidades o seu veículo precisa suprir para se planejar com a manutenção e troca de pneus no tempo correto.
 
2. Identifique a vida útil
 
Apesar de não terem uma vida útil já estabelecida, os pneus têm um sistema para mostrar a vida útil conforme o seu uso, conhecido como Tread Wear Indicator (TWI).
 
Nesse contexto, basta analisar os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus, que têm exato 1,6mm de profundidade. Se o pneu já desgastou ao ponto de encostar no TWI, então, é hora de trocá-lo. A partir desse momento, não negligencie a troca do pneu, pois é uma questão de segurança para todos.
 
3. Problema nítido no pneu
 
Se o pneu apresentar rasgos ou bolhas na borracha, é preciso trocá-lo imediatamente, mesmo que seja novo, pois esses sinais indicam um problema claro que pode apresentar grande risco na condução. Por isso, também é fundamental contar com um fornecedor que ofereça garantia de qualidade e um suporte acessível e disponível para resolver qualquer problema.
 
4. Estimativa de validade
 
Geralmente, os pneus têm uma data de validade de cinco anos. Mas isso não quer dizer que você precisa trocar os pneus sempre nesse período, pois, como citado anteriormente, a rotina de uso do veículo e dos pneus influencia diretamente na vida útil dos mesmos.
 
Dessa forma, a validade é um guia, afinal, se o pneu ficar guardado por cinco anos, também precisa ser descartado, mesmo que nunca tenha sido usado. Isso acontece porque a borracha começa a ressecar, perdendo a qualidade do material e deixando o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar, apresentando risco de derrapagens e acidentes. Ou seja, o pneu de estepe também precisa ser trocado!
 
Para identificar a validade de um pneu, observe a banda lateral e encontre suas características gravadas na borracha, como medidas, capacidade de carga e velocidade máxima. Depois, identifique um número de série de 11 dígitos e a palavra DOT. Os quatro últimos dígitos mostram a data de fabricação do pneu, sendo dois dígitos para a semana e dois para o ano. Por exemplo, se o seu pneu tiver a numeração “1022”, significa que foi produzido na 10ª semana de 2022. A partir daí, basta somar 5 anos e encontrar a data de validade.
 
O recomendado é trocar os quatro pneus juntos, mas, se isso não for possível no momento, opte por comprar dois pneus novos, colocando-os no eixo traseiro, que confere maior estabilidade para o carro, e mantenha os dois pneus usados mais conservados no eixo dianteiro.
 
O que achou dessas dicas? Já consegue saber se está na hora de trocar os pneus do seu veículo? Não deixe para depois, priorize a sua segurança na estrada!

Link
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!