02/05/2022 às 16h50min - Atualizada em 02/05/2022 às 16h50min

Hospital Universitário comemora 12 anos e homenageia funcionários

Evento reuniu funcionários de diversos setores e premiou profissionais

Da assessoria
Fotos: Luciane Navarro
A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou nesta última sexta-feira (29), um jantar comemorativo pelo aniversário de 12 anos do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU). O evento reuniu funcionários de diversos setores e premiou profissionais.

A premiação realizada no evento partiu do intuito de valorizar aqueles que colaboraram para a construção do HU e que o tornam um hospital de referência. O diretor geral do HU, professor Sinvaldo Baglie, afirma que momentos como esses fortalecem a equipe, e que o reconhecimento é merecido e muito importante: "O Hospital é feito de pessoas, e essas pessoas são fantásticas no seu dia a dia, nos seus trabalhos, são extremamente virtuosas naquilo que fazem. Então, quando a gente para num momento como esse pra celebrar, inclusive na saída de uma pandemia, a gente tá dizendo claramente o quão importante esses servidores são para o nosso Hospital".

A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou nesta última sexta-feira (29), um jantar comemorativo pelo aniversário de 12 anos do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU).  O evento reuniu funcionários de diversos setores e premiou profissionais.

A premiação realizada no evento partiu do intuito de valorizar aqueles que colaboraram para a construção do HU e que o tornam um hospital de referência. O diretor geral do HU, professor Sinvaldo Baglie, afirma que momentos como esses fortalecem a equipe, e que o reconhecimento é merecido e muito importante: "O Hospital é feito de pessoas, e essas pessoas são fantásticas no seu dia a dia, nos seus trabalhos, são extremamente virtuosas naquilo que fazem. Então, quando a gente para num momento como esse pra celebrar, inclusive na saída de uma pandemia, a gente tá dizendo claramente o quão importante esses servidores são para o nosso Hospital".

Para definir os premiados, foi promovida uma votação, realizada entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de abril, pelo Google Forms, para que os funcionários elegessem os profissionais com maior destaque. Poderiam ser votados todos os colaboradores, independentemente do vínculo jurídico com o Hospital. Dessa forma, foram prestigiados os seguintes colaboradores, conforme suas respectivas áreas: Operacional, Vera Regina Biscaia Malinoscki; Administrativa, Saulo Pontarollo Marenda; Técnico em Enfermagem, Carlos Renato Padilha Amarilho; Efermagem,  Evil Merodaque Decol; Multiprofissional: Nutricionista Wagner Kloster Antunes; Médica, Valéria Carrascoza Andreciolli Orsatto e Ricardo Zanetti Gomes (houve empate na votação).

A premiação foi um momento de surpresas e emoções, já que o resultado da votação foi revelado somente no evento. "Me senti muito honrado nessa homenagem. Ela é pra mim um incentivo, ainda mais pra gente que tá lá desde que abriu o hospital. Eu, sinceramente, não esperava", relata o técnico em Enfermagem premiado, Carlos Renato Padilha Amarilho. "Eu me formei em enfermagem, trabalhei em hospital psiquiátrico e depois no sistema penitenciário. Pouco conhecia, então o HU pra mim foi uma escola. Nesses 12 anos eu estou aprendendo cada vez mais, a cada dia, é minha faculdade prática", complementa Carlos. O servidor, que faz parte do quadro de funcionários desde o início do HU, ainda afirma que acompanhou o aumento de pacientes, criação de novos departamentos, especialidades, e que ver e participar do crescimento do HU é gratificante: "Eu pude acompanhar a evolução do hospital. Eu lembro de um dia, em que a minha primeira chefe do ambulatório falou ‘ó, Carlos, amanhã você vem preparado porque nós vamos ter 30 consultas’, hoje a gente tem 400, 450 por dia", relata.

Saulo Pontarollo Marenda, homenageado da área Administrativa conta que assumiu seu cargo no HU em 19 de março de 2010 e que é muito grande a emoção ao ter seu trabalho reconhecido. "Como eu sou coordenador de compras, eu tenho que dizer muito 'não' pra muita gente, então eu fico muito feliz com esse reconhecimento e esse sentimento de dever cumprido, de que eu to fazendo um trabalho legal, um trabalho bom", compartilha. Em sua trajetória no HU, Saulo elege a pandemia como o desafio mais marcante em seu trabalho. "A gente teve que estudar uma lei nova, pra fazer os pregões e as dispensas a partir dessa lei, pra deixar supridos todos os pacientes acometidos dessa grave doença. Então, o que eu me recordo de maneira bem especial, é que a gente conseguiu entregar um trabalho de forma rápida, eficiente, com preço justo, e conseguindo comprar os materiais que eram necessários para o enfrentamento da pandemia", relembra Saulo.

O evento também homenageou os 212 colaboradores Sesa que fazem parte do quadro de funcionários do HU. Para isso, a sra. Janete Rosas o Sr. Laudelino Ferreira, representaram as mulheres e homens da categoria. O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, afirma que esse é um dos principais atos do evento. "Eu acho que o momento mais importante foi essa homenagem aos servidores Sesa que começaram o hospital do nada e que transformaram esse hospital em uma referência estadual. Digo que é referência estadual, porque recentemente, em um programa de rádio da cidade, o ex-secretário Beto Preto, disse que o nosso hospital, HU, é o hospital com melhor relação custo x benefício de todos os hospitais públicos do Paraná", avalia o reitor. "Isso demonstra que é um hospital grande, que é um hospital que tem uma assistência bem robusta, mas ao mesmo tempo ele é um hospital que tem as contas muito enxutas, ele tem um modelo muito enxuto, o que demonstra que essa construção feita pela UEPG e pelo próprio HU é de grande êxito", complementa o reitor. 

Além disso, foram homenageados o Dr. Adroaldo Correia de Araujo, primeiro Diretor Geral do HU e  o atual Diretor Geral, professor Dr. Sinvaldo Baglie. Da mesma forma, o reitor à época de fundação do HU, professor João Carlos Gomes, e o atual reitor, professor Dr. Miguel Sanches Neto. O deputado Aliel Machado também foi um dos homenageados da noite. "Os nossos grandes parceiros, como é o deputado Aliel, na geração de recursos, em garantias de que a gente consiga fazer assistência, são fundamentais. Então não poderíamos deixar de lado de trazê-los, pra gente comemorar juntos e agradecer o suporte que ele deu, principalmente durante a pandemia, e a liberação de recursos pra um prédio tão fantástico como a gente tem no Hu, somado ao que a gente já tinha no prédio anterior", explica o diretor Geral, professor Sinvaldo Baglie. 

O deputado Aliel conta que a humanização do HU é a característica que mais o emociona. "Muito mais do que uma parede, do que um prédio, um tijolo, é a maneira humana como o Hospital recebe as pessoas. Quantos momentos de tristeza, de alegria, os pontagrossenses e os paranaenses passaram, principalmente nesses últimos anos de pandemia, em que a nossa vanguarda foi o Hospital Universitário, que foi a nossa referência, que cuidou de tantas pessoas", relata. Poder participar desse momento, onde a gente comemora 12 anos de HU é um motivo de muito orgulho pra mim, como homem público, por ter colaborado. Porque isso é questão de prioridade, de sensibilidade, de entender o que é importante, então pra mim é uma alegria e um orgulho muito grande. Então eu agradeço por poder fazer parte de uma história tão bonita como essa", finaliza Aliel.

A Diretora administrativa e financeira do HU, Professora Eliane Rauski, afirma que o HU, hoje com duas unidades hospitalares, consolida-se como estrutura fundamental à saúde da população de Ponta Grossa e região: "Nossas equipes muito tem trabalhado para oferecer atendimento SUS de qualidade e vislumbramos nesta data comemorativa a oportunidade para homenagear nossos profissionais, aqueles que dão vida, aqueles que efetivamente fazem as coisas acontecerem no dia a dia, reconhecendo a valiosa contribuição em diferentes área de atuação. 'O Colega que admiro'  buscou em nossos hospitais aquele profissional que realiza um bom trabalho, com seriedade, honestidade, que é um bom colega de equipe e que tem empatia para com todos. O Reconhecimento, portanto, partiu dos próprios colegas, evidenciando a realidade da atuação destes profissionais que nos orgulham".

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!