05/05/2022 às 10h54min - Atualizada em 05/05/2022 às 10h54min

Equipe de projetos aeroespaciais realiza visita no Rotary Club Ponta Grossa Alagados

A Orion Aerospace Design é um projeto de extensão sem fins lucrativos, o qual projeta, constrói e desenvolve Mini Foguetes, Nanossatélites e pesquisas voltadas para a área da astrobiologia

Da redação
Foto: Divulgação
Na noite da última quarta-feira (4), a equipe de projetos aeroespaciais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Orion Aerospace Design, realizou uma visita ao Rotary Club Ponta Grossa Alagados, levando uma apresentação sobre os principais projetos da equipe.

A Orion Aerospace Design é um projeto de extensão sem fins lucrativos, o qual projeta, constrói e desenvolve Mini Foguetes, Nanossatélites e pesquisas voltadas para a área da astrobiologia utilizando sondas estratosféricas. Além disso, a equipe está trabalhando na pesquisa para o desenvolvimento de biocombustível sustentável utilizando biopropelente, através do óleo do coco de babaçu. 

Segundo Gabriel Nunes, integrante da Orion, um dos pilares do projeto está na disseminação de toda ciência e tecnologia que é gerada na equipe, e isso é feito com projetos em conjunto com escolas do ensino médio e ensino fundamental de Ponta Grossa e região, tanto para escolas públicas quanto para particulares. "O intuito é fazer com que crianças, jovens e adolescentes possam ter contato com o tema aeroespacial que é tanto discutido nos dias atuais, além de mostrar o dia a dia de cursos de graduação, principalmente a aplicabilidade da engenharia no cotidiano", explica.

A apresentação para o Rotary Alagados foi de grande importância para ambos. Gabriel informa que foi possível apresentar as perspectivas e projetos da equipe. "Pudemos alinhar todos os objetivos com aquilo que o Rotary entrega para a sociedade", relata. Eventos de grande porte ao longo do ano poderão surgir entre as organizações, levando para o público a oportunidade de estarem mais acessíveis às oportunidades no setor da educação, ciência e tecnologia. 

Elenice Gomes, integrante do Rotary Alagados, informou que a visita foi de muita importância. "O Gabriel e a Bruna divulgaram um projeto fantástico. A maioria dos presentes não sabiam que há um projeto voltado para a área aeroespacial tão próximo a nós. Foi maravilhoso saber que jovens tão talentosos estão ajudando o próximo, integrando a comunidade e, com isso, descobrindo outros grandes talentos", relata.

O Rotary apoiará o projeto com divulgação através das redes sociais, indicando contatos de futuros potenciais apoiadores e patrocinadores. "Também já foram convidados e aceitaram participar da nossa 11ª
 Expo&Flor, no espaço cultural, ministrando palestras para a comunidade e com a possibilidade de fazerem atividades práticas junto às escolas visitantes", explica Elenice.

O evento contou com a participação de membros do Rotary, além da presença do próximo governador do distrito, Sérgio Bellotto.

1° Feira Aeroespacial​

Nos dias 27 e 28 de maio, a Orion irá realizar a 1° Feira Aeroespacial de Ponta Grossa. O evento acontece na UTFPR, das 8h às 17h. "Teremos convidados especiais como palestrantes da agência espacial brasileira, do instituto nacional de pesquisas espaciais (INPE), empresas de desenvolvimento de satélites da Argentina e também do Brasil, teremos um planetário aberto a toda comunidade, oficinas de lançamento de mini foguetes e espectroscopia e muitas outras atrações com o tema aeroespacial", informa Gabriel. 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!