06/05/2022 às 15h43min - Atualizada em 06/05/2022 às 15h43min

Grupo Dia de Arte promove ensaio aberto da peça "Ai! Sumiram os Brinquedos” em PG

Peça é adaptada para que todos possam participar, contando com a presença de um intérprete de libras no ensaio. A entrada é gratuita

Da assessoria
Foto: Divulgação
O Grupo Dia de Arte, em parceria com o Bando da Leitura, convidam para um ensaio aberto da peça “Ai! Sumiram os brinquedos”. O objetivo da apresentação é resgatar a memória de brincadeiras antigas e mostrá-las para as crianças da geração atual, ensinando que há formas de se divertir além dos brinquedos eletrônicos. 

A peça é adaptada para que todos possam participar, contando com a presença de um intérprete de libras no ensaio. O evento ocorre neste sábado, 07, às 10 horas, no Bando da Leitura, na Rua Roberto Auer, 141 - Oficinas, Ponta Grossa. A entrada é gratuita

O espetáculo foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Grupo Dia de Arte, conta com patrocínio da Caminhos do Paraná e Beaulieu do Brasil e é coordenado pela ABC Projetos Culturais. Neste mês, a peça também entra em circulação em diversas cidades do interior do Paraná. 

Segundo Michella França, atriz e roteirista da peça, a proposta é falar sobre a temática do "brincar" em tempos de conexão e tecnologias, incentivando a curiosidade e a imaginação da criança para aprender sobre o mundo que a cerca. “Esta peça faz com que a criança entre no universo mágico e assim se ‘desconecte’ completamente do mundo virtual, percebendo o quanto é divertido o outro, o simples e o real. Nos dias de hoje, ter estes momentos de diversão e interação é de uma importância gigantesca para o aprendizado e desenvolvimento infantil”, explica. 

A apresentação também traz momentos de interação entre os atores e o público, com cantigas, brincadeiras em grupo e o contato com brinquedos antigos muito famosos na época de nossos pais e avós, como o pião, peteca, corda, elástico, ioiô, bolinhas de gude, entre outros. O espetáculo tem duração de cerca de 35 minutos. 

Para a atriz, o ensaio aberto no Bando da Leitura é um momento de muita emoção. “Estamos muito felizes de nos apresentar novamente no Bando da Leitura, onde estreamos em 2017. A nossa expectativa é muito grande , pois é a primeira vez que voltamos depois da pandemia. Estamos emocionados em levar a nossa arte novamente para estas crianças e poder proporcionar momentos encantados com muito amor e alegria”, conta.

O Grupo Dia de Arte atua em Ponta Grossa desde 2015.  "Ai! Sumiram os brinquedos", peça desenvolvida pelo grupo, venceu em 2017, seu ano de estreia, o edital “Prêmio Domingo tem teatro” da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, onde realizou apresentações em diversas cidades. No mesmo ano, a peça também levou para casa o prêmio “Melhor Espetáculo Mostra Campos Gerais”, promovido pelo Festival Nacional de Teatro (FENATA). Desde sua estreia já foram realizadas mais de 100 apresentações em diversos eventos, teatros e cidades. 

Sinopse 

Em uma fazenda, Pimenta e Docinho recebem uma inesperada visita de um mensageiro das brincadeiras, o qual está rodando o mundo para apresentar às crianças os brinquedos que estavam sumidos há muitos e muitos anos. Com muita graça e diversão, eles viajam nesta aventura para o resgate destes brinquedos antigos e descobrem que estes brinquedos não funcionam com botão, nem com baterias e muito menos com eletricidade, mas sim com a energia e a magia de cada criança. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!