10/05/2022 às 15h02min - Atualizada em 10/05/2022 às 15h02min

5 dicas para otimizar cômodos pequenos

Com móveis multifuncionais e combinações inteligentes, é possível criar um lar aconchegante, bonito e funcional

Da redação
Foto: Divulgação
Casas pequenas e apartamentos compactos estão cada vez mais se tornando uma solução financeiramente viável para realizar o sonho do imóvel próprio ou, até mesmo, para garantir um aluguel acessível, principalmente nos bairros centrais das cidades.
 
Em um primeiro momento, os espaços pequenos podem parecer um problema para encaixar e acomodar todas as suas coisas, mas, com móveis multifuncionais e combinações inteligentes, é possível criar um lar aconchegante, bonito e funcional.
 
É preciso se planejar e ter um pouco de criatividade para otimizar um ambiente pequeno, mas, com estas dicas para se inspirar, você pode deixar a sua casa ou apartamento do seu jeito, aproveitando os espaços com inteligência e versatilidade.
 
1. Escolha bem os seus móveis
 
Antes de qualquer coisa, meça os espaços da sua casa! Tire medidas de todos os ambientes que quer mexer, só assim poderá saber, com exatidão, quais móveis comprar para que tudo se encaixe da melhor forma. Imagina comprar um sofá e ele ultrapassar a parede da sua sala em 2 cm? Não parece muito, mas é um detalhe que pode te incomodar para sempre ou, pior, fazer com que o móvel simplesmente não caiba no seu espaço.
 
Reveja a sua rotina e planeja o que realmente vai usar. Se você mora sozinho, por exemplo, não precisa de uma mesa de jantar com mais de quatro cadeiras. Se analisar ainda mais, pode ser que nem preciso de uma mesa convencional, podendo optar por uma bancada com duas banquetas. Existem muitas possibilidades, principalmente de Móveis, para suprir as suas necessidades especificas! 
 
2. Tente integrar os ambientes
 
Se a sua sala e cozinha são divididas por uma parede, analise a possibilidade de abrir uma espécie de ‘janela’ entre elas, podendo criar uma bancada entre os dois ambientes, agregando estilo à sua casa e ampliando os espaços de dois cômodos ao mesmo tempo. 
 
A ideia também pode ser aplicada entre outros cômodos, como cozinha e área de serviço. Aproveitando esses espaços em conjunto e facilitando a organização e circulação no lar.
 
3. Considere móveis 2 em 1
 
A melhor forma de economizar o uso de espaço é com móveis multifuncionais, como um sofá-cama ou cama com gavetas, que agregam praticidade, funcionalidade e modernidade aos ambientes, além de otimizar os ambientes para a circulação de pessoas, já que um único móvel desempenha a função de dois — ou mais, dependendo do móvel.
 
4. Aposte nos espelhos
 
Um simples espelho decorativo na parede da sala pode dar mais profundidade ao ambiente e sensação de mais espaço. Claro que essa dica não vai, de fato, aumentar o cômodo, mas vai criar um cenário mais bonito e otimizado.
 
Além dos espelhinhos, você também pode apostar em um modelo maior, adicionando usabilidade. Mas atente-se para não colocá-lo em locais de muita circulação.
 
5. Aproveite os cantos
 
Sabe aquele cantinho vazio? Pode ser um ótimo lugar para instalar prateleiras, nichos ou bancadas, que vão ser úteis para armazenagem e, ainda, para agregar na decoração com algum artigo bonito, livros, plantas, etc. Outra dica para aproveitar os espaços é olhar para as paredes. Sim, você pode usar o seu espaço vertical! Explore essa versatilidade para unir o útil ao agradável no quesito funcionalidade e estética.
 
Ficou inspirado para otimizar a sua casa ou apartamento? Pegue essas dicas, analise os seus ambientes, planeje-se e transforme o seu lar!
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!