13/05/2022 às 09h11min - Atualizada em 13/05/2022 às 09h11min

UEPG divulga a lista dos artistas selecionados para o 34º FUC

Festival acontece no dia 11 de junho

Da assessoria
Foto: Aline Jasper
Nesta quinta-feira (12), a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou a lista de canções e músicos selecionados para o 34º Festival Universitário da Canção (FUC), que acontece no dia 11 de junho.

O curador Paulo Zé Barcellos, de Porto Alegre, enfatiza a qualidade do material recebido neste ano. “A curadoria é fundamental para a cultura. Foi um prazer imenso participar do FUC, ouvimos 33 belíssimas canções que deram trabalho para resolver quais seriam as 12 finalistas”. Para ele, foi gratificante conhecer as músicas vindas do Paraná. “Tem muitos músicos de alta qualidade musical, com letras tocantes que retratam a nossa vida nesse cotidiano pandêmico e também letras que elevam a nossa mente a lugares onde a gente ainda quer chegar, com arranjos que chamaram muito a atenção”, aponta. 

A diretora de assuntos culturais da Proex-UEPG, Sandra Borsoi, destaca a relevância da equipe de curadores desta edição e o valor do processo de escolha. “Reunir uma equipe de curadores de outros lugares é de extrema importância. A participação deles é muito rica por trazer esta visão de outros lugares, além disso, os três curadores não serão os jurados, o que demonstra a idoneidade do processo”, salienta.

A artista Janine Mathias, curadora convidada de Curitiba, ressalta o valor dos músicos que se inscreveram para o festival. “Foi enriquecedor o nosso papel de fazer uma curadoria, fiquei muito impressionada com a qualidade e acredito que vai ser maravilhoso esse processo para a cidade de Ponta Grossa e vai trazer coisas muito boas para a música do Estado”, comenta Mathias.

“Gostaria de parabenizar os participantes escolhidos, pela qualidade instrumental e pelas temáticas escolhidas das letras”, destacou o curador Érico Bondezan, de Maringá. “Vimos reflexões sobre assuntos atuais e outras coisas de fantasia musical, foi muito legal. Uma riqueza de músicas com condições técnicas e artísticas de expressar a nossa arte e a nossa música”, completa. 

Os três curadores atuaram no período de 27 de abril a 11 de maio na seleção das doze canções a se apresentarem no 34ºFUC, de forma on-line e ‘às cegas’ (avaliando somente a partir dos áudios e das letras das canções), conforme determina o regulamento do FUC. Para acessar a lista de aprovados no 34º Festival Universitário da Canção, clique aqui.

Apoio 

O 34º FUC é de realização da UEPG, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico a Tecnológico (FAUEPG); Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex); e Diretoria de Assuntos Culturais (DAC). Com patrocínio do Shopping Palladium; promoção da RPC; e incentivo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo; Conselho Municipal de Turismo; e Ponta Grossa Turística 2026. O evento acontece em parceria com Scream.me; Estúdio Piralinda; Álamo Balzer Studio; Fluencia; Estratégia Projetos Criativos; Culturação; e Cultura Plural.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!