02/02/2021 às 09h23min - Atualizada em 02/02/2021 às 09h23min

Megaoperação apreende mais de 740 kg de drogas e 22 armas de fogo no PR

Principal objetivo das operações é preservar os cidadãos por meio do combate a crimes contra a vida e a ordem pública, tirando armas de fogo ilegais de circulação

Da redação
Foto: Agência Estadual de Notícias
 

Após uma série de estudos técnicos realizados pelo setor de Inteligência e de Planejamento e Estatística, a Polícia Militar do Paraná deflagrou duas operações simultâneas. As Operação 'Pronta Resposta II' e 'Vida' estão sendo desenvolvidas nos 24 municípios que estão sob a supervisão do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guarapuava e completaram uma semana no dia 1º de fevereiro.

O principal objetivo, segundo o coordenador, o Subcomandante Geral da PM-PR Coronel Hudson, é preservar os cidadãos por meio do combate aos crimes contra a vida e à ordem pública, tirando armas de fogo ilegais de circulação. No âmbito do crime organizando, o objetivo é trabalhar com a apreensão de drogas.

Focado em abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos, o efetivo age em regiões estratégicas, realizando também bloqueios em vias urbanas e rurais, e fazendo patrulhamento ostensivo.

“São mais de 3 mil policiais militares a mais nas ruas em apoio ao policiamento ostensivo e sem prejuízo ao atendimento de ocorrências do 190. A primeira fase da Operação Pronta Resposta foi um sucesso, não tivemos nenhuma situação de roubo a bancos nem de explosão de estabelecimentos comerciais. Além disso, foram apreendidas várias armas de fogo, bem como várias pessoas encaminhadas", detalha o Coronel Hudson.

Desde o início das operações, que completaram uma semana no primeiro dia do mês, 22 armas de fogo ilegais foram apreendidas, assim como mais de 740 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack, e cerca de 30 comprimidos de ecstasy.

Na cidade de Iguaçu (PR), os policiais encontraram mais de 300 kg de maconha, que estavam sendo transportadas em malas dentro de um veículo. O motorista foi preso, e a droga e o veículo foram apreendidos.


Operação Vida


Parte do efetivo que se concentra nos locais com maiores incidentes de homicídios e feminicídios. Também trata das ocorrências de tráfico, porte ou posse de armas de fogo em situação de irregularidade, e de furtos e roubos.

Operação Resposta II


Com o objetivo de atender e dar apoio a situações críticas, a operação foca em bloqueios e barreiras nas estradas e rodovias. O efetivo conta com mais de 150 policiais militares vindos de todo o estado.

 


Notícias Relacionadas »