24/05/2022 às 09h25min - Atualizada em 24/05/2022 às 09h25min
Prefeitura de PG promove mutirão de coleta de exames preventivos
Ação acontece no sábado (28), das 8h às 17h, em cinco unidades de saúde do Município
Da assessoria
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa promove na próxima semana um mutirão de coleta de exames preventivos (Papanicolau) direcionado a mulheres com idade entre 25 e 64 anos. A ação acontece no sábado (28), das 8h às 17h, em cinco unidades de saúde do Município.
As mulheres interessadas devem realizar o agendamento prévio no site da Prefeitura. O cadastro abre no dia 25 de maio, às 8h, e fecha no dia 27 de maio, às 12h. As vagas são limitadas.
"Saúde é fundamental. Por isso, temos buscado fortalecer as estruturas disponíveis para a população, bem como promover atividades que privilegiam não só o atendimento em momentos de necessidade, mas também a prevenção de doenças e o acompanhamento constante das famílias. Neste sentido, o mutirão é uma grande ferramenta voltada ao público feminino e que tem um impacto muito positivo na saúde das mulheres da nossa cidade", destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com a enfermeira da linha de cuidado materno infantil da Fundação Municipal de Saúde, Manon Callaça, a realização do mutirão no fim de semana tem como principal objetivo alcançar as mulheres que realizaram o último exame há mais de um ano e que não conseguem procurar o serviço de saúde durante a semana.
"A realização periódica de exames é essencial, por isso ações como essa são muito importantes para darmos continuidade ao trabalho que foi realizado com sucesso no ano de 2021, quando foram coletados mais de 3500 exames, e para que possamos avançar ainda mais no fortalecimento da saúde da mulher em Ponta Grossa", explica.
Mutirão
O Mutirão de coleta de exames preventivos será realizado em cinco Unidades de Saúde escolhidas de maneira estratégica pela Prefeitura para que todas tenham acesso, das 8h às 17h, sendo elas: Egon Roskamp, na Santa Paula, Cyro de Lima, em Oficinas, Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, Rômulo Pazinato, na Nova Rússia e Julio de Azevedo, na Vila Vilela.
Próximas ações
De acordo com a Prefeitura, o objetivo atual é de que sejam realizados mutirões como o do dia 28 de maio ao menos um sábado por mês até setembro, sendo intensificadas as atividades no decorrer do mês de outubro.
A expectativa, segundo a Fundação Municipal de Saúde, é de que sejam coletados cerca de seis mil exames preventivos até o fim do mês de outubro deste ano.