01/06/2022 às 09h08min - Atualizada em 01/06/2022 às 09h08min
Nova diretoria da ACIPG toma posse
Solenidade contou com a presença de lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil organizada
Da assessoria
Foto: Divulgação
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) tem nova diretoria. Giorgia Bin Bochenek assume a presidência da entidade e tomou posse ao lado dos 30 diretores, em cerimônia realizada no Clube Ponta-Lagoa na noite da última segunda-feira (30).
A solenidade contou com a presença de lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil organizada. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt prestigiou a cerimônia e em seu discurso enalteceu a relevância da ACIPG, além de parabenizar a presidência de Giorgia Bochenek. "Cumprimento a ACIPG pela sua nova liderança, ela diz muito sobre a nossa comunidade. O setor produtivo é nosso aliado e estamos atuando com a ajuda do Governo do Estado e outros tantos agentes públicos pelo bem da nossa cidade", discursou Elizabeth Schmidt.
A nova diretoria toma posse no ano em que a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa chega à histórica marca de cem anos de existência. A cerimônia da última segunda-feira também lembrou da história centenária da entidade, promovendo homenagens aos ex-presidentes, além da apresentação do livro que conta a história dos cem anos da ACIPG.
Douglas Fanchin Taques Fonseca deixa a presidência da ACIPG após seis anos à frente da entidade, e em diferentes gestões, ele completou dez anos como presidente, se tornando o mandatário que mais tempo esteve na presidência da Associação.
Na solenidade, Douglas relembrou algumas das mais importantes ações da ACIPG durante sua última gestão, destacando a relevância que a Associação Comercial possui na sociedade ponta-grossense. Douglas ainda enalteceu o trabalho de diretores, colaboradores e parceiros que estiveram ao seu lado, além de destacar aquele que é um dos maiores feitos de sua gestão: a construção de uma nova sede para a ACIPG. "Queria agradecer as autoridades presentes, nossos associados, diretores e colaboradores, lideranças da nossa cidade, minha família e todos os ex-presidentes que vieram ao longo desses cem anos da ACIPG fazendo um grande trabalho. A ACIPG não defende somente o interesse dos empresários, ela defende os interesses da comunidade como um todo. Porque temos certeza que a comunidade como um todo indo bem, a indústria vai bem, o comércio vai bem e todos os setores irão bem", destacou Douglas. "A ACIPG terá uma nova sede a partir deste ano. A nossa nova sede será a maior sede de associações comerciais da América Latina, isso nos orgulha bastante. Lá será a Casa do Empresário com toda a estrutura que o empresário precisa", complementou.
Douglas também agradeceu à presidente Giorgia Bin Bochenek, que foi diretora da Associação nos últimos anos, além de ter comandado a ACIPG Mulher, feitos enaltecidos pelo agora ex-presidente. "Para mim e toda a diretoria foi uma honra muito grande quando a Giorgia aceitou o desafio de ser a presidente da ACIPG. Ela esteve seis anos conosco na diretoria, esteve à frente da ACIPG Mulher onde fez um brilhante trabalho e é uma honra muito grande ela dar continuidade aos trabalhos, agora como presidente da ACIPG. Muito obrigado à Giorgia e é uma honra tê-la à frente da Associação Comercial", destacou Douglas.
Giorgia Bin Bochenek e a nova diretoria tomaram posse e a presidente destacou os desafios que ela e a entidade terão pelos próximos anos, destacando o papel fundamental que a ACIPG possui para o desenvolvimento de Ponta Grossa e região. "É com muita emoção que eu recebo a posse da Presidência da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa. Quero saudar a todos os associados que confiaram na nova diretoria para representá-los, estarei sempre à disposição de todos, para juntos, construirmos soluções. Queria cumprimentar o Douglas Taques Fonseca, por tudo que fez, especialmente por ser idealizador do novo prédio da ACIPG. Muito obrigado pelo apoio, por acreditar no nosso trabalho e capacidade", afirmou.
A marca histórica de cem anos de ACIPG não deixou de ser mencionada pela nova presidente, que também fez questão de mencionar o futuro da Associação para os próximos anos, que será igualmente fundamental para o futuro de Ponta Grossa. "A jornada para chegar aqui não foi fácil e serão muitos os desafios e será preciso ter muita dedicação pela frente. Completamos cem anos, e mais do que o fim de uma etapa, o compromisso nos chama para o início de uma nova fase, nesse momento histórico para Ponta Grossa, teremos muitos projetos para realizar. Ponta Grossa vai completar 200 anos, e em 50% desse tempo a ACIPG esteve presente, ajudando a construir a cidade mais digna e mais próspera. Nossa cidade está em constante transformações, atraindo investimentos e investidores, se torna relevante como centro comercial, industrial e atrai os mais variados setores", disse Giorgia em seu discurso de posse.
A união de esforços será essencial para uma boa gestão e para o desenvolvimento de Ponta Grossa, acredita a presidente da ACIPG, que destacou este papel importante que a ACIPG terá, aglutinando diferentes setores em prol do desenvolvimento local. "Penso em reunir diferentes lideranças, para juntos sonharmos, planejarmos e construirmos uma cidade melhor. Vamos somar esforços para atendermos os anseios dos associados, e vamos juntos observar o dia-a-dia dos comerciantes, industriários, agropecuaristas, prestadores de serviços, profissionais liberais e empresários nos bairros e Distrito Industrial, para levarmos inovação, informação de conteúdo prático. Não tenho dúvida que diante de tantos desafios não fugiremos da luta e seguiremos com um único propósito: auxiliar nossos associados", destacou.
Giorgia Bin Bochenek ainda elencou os principais eixos que a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa seguirá durante a sua gestão, sempre preservando a essência do associativismo e seu papel de relevância para a sociedade: "Com determinação e garra darei o meu melhor para que a ACIPG seja pujante e relevante para nossos associados, de todos os segmentos. O papel fundamental da associação comercial na sociedade é transformar, contribuir para a geração de riquezas, lucro, empregabilidade, além do desenvolvimento local e regional. Nessa gestão os quatro principais pilares de ação serão: governança, o incentivo ao associativismo, inovação e comunicação".