01/06/2022 às 09h27min - Atualizada em 01/06/2022 às 09h27min
Ponta Grossa recebe evento gratuito sobre um crime que mais mata mulheres: o feminicídio
Palestra será realizada na UEPG e traz uma médica-legista que atendeu mulheres vítimas de violência por quase 3 décadas
Da assessoria
Foto: Divulgação
No dia 02 de junho, a Universidade Estadual de Ponta Grossa vai receber um evento gratuito, dedicado ao combate do feminicídio, crime hediondo que mata 4 mulheres por dia no Brasil. A palestra " Queremos todas vivas: O feminicídio pelo olhar de uma médica-legista" será realizada pela médica do IML e vereadora de Curitiba, Dra. Maria Leticia Fagundes.
Ponta Grossa tem casos marcantes de feminicídio, como o da professora Luciane Aparecida, morta a facadas pelo marido quando chegava na escola em que trabalhava com o filho de 8 anos. Outro caso que ganhou repercussão na cidade foi o da estudante Lidiane de Oliveira, assassinada também a facadas pelo namorado dentro de casa. Infelizmente, não são casos isolados, já que o feminicídio é o crime que mais mata mulheres no país.
Segundo a palestrante Dra. Maria Leticia, foi a ampla experiência no atendimento a vítimas de violência doméstica e feminicídio durante sua atuação no Instituto Médico Legal (IML) que a permitiu identificar algumas características comuns nesses crimes: os requintes de crueldade cometidos pelos agressores.
"São muitos anos orientando mulheres vítimas dos mais variados tipos de violência: de gênero, doméstica, estupro e, nos casos extremos, quando não há mais o que fazer, feminicídio. Existe uma escala de violência que é importante todas as mulheres conhecerem. É preciso que todas nós estejamos atentas aos possíveis riscos. Mantemos o trabalho de levar palestras ao maior número de pessoas e lugares para ampliar o debate sobre o assunto, evitando que mais vidas sejam perdidas", afirma Maria Leticia, que também é a Procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Curitiba.
O evento, que tem vagas limitadas e gratuitas, é aberto a toda comunidade. Para quem participar, haverá entrega de certificados emitidos pela UEPG. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer preferencialmente sua inscrição antecipada pelo link https://t.co/4G7MCKb8Pp