01/06/2022 às 14h23min - Atualizada em 01/06/2022 às 14h23min

Você sabia que pode antecipar o saque-aniversário do seu FGTS?

Essa antecipação é um modalidade de empréstimo, cuja garantia é o próprio dinheiro do FGTS

Da redação
Foto: Reprodução
Se você precisa de um crédito rápido, sem consulta ao SPC ou Serasa, pode utilizar os valores disponíveis no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou seja, o seu FGTS. 

Continue a leitura para entender como funciona o empréstimo, onde fazer e quais são as vantagens.

O que é o FGTS

Criado em 1966, é um instrumento governamental que visa proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Dessa forma, todo trabalhador contratado em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem direito ao FGTS.

O que é o saldo do FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um tipo de poupança, na qual, todo mês, o empregador deposita o valor correspondente a 8% do salário do trabalhador, formando um saldo. 

Qual situação permite o resgate do FGTS

Saque-rescisão — dispensa sem justa causa, idade superior a 70 anos, calamidade pública, doença grave, falecimento do trabalhador, fim de contrato por tempo determinado e aquisição de um imóvel próprio. Neste caso, o saque é feito do valor total do FGTS.

Saque por acordo — na modalidade de rescisão, existe o chamado “por acordo entre empregador e trabalhador”, que permite que o saque quando ocorre rescisão do contrato de trabalho por acordo entre as partes.

Saque contrato por tempo determinado — extinção normal do contrato de trabalho por prazo determinado, inclusive do trabalho temporário. Neste caso, o trabalhador tem o direito de sacar o saldo depositado na conta do FGTS quando finalizado o contrato.

Por culpa recíproca ou força maior — o saque pode ser realizado devido à interrupção total ou parcial das atividades de um estabelecimento devido a acontecimento inevitáveis, como epidemias, alagamentos, incêndios e outros acidentes causados por fatores externos. 

Trabalho avulso — o trabalhador pode realizar o saque do FGTS quando houver suspensão total do trabalho avulso por período igual ou superior a noventa dias.

Saque-aniversário — no mês do aniversário do trabalhador, o governo libera parte do saldo do FGTS.

O que é o empréstimo FGTS

Como o saque-aniversário é um benefício do FGTS que paga ao trabalhador parte do valor que ele tem como saldo, é possível fazer uma antecipação desse pagamento, ou seja, você pode solicitar o valor e, se aprovado, receber o seu saque-aniversário em qualquer época.

Essa antecipação é um modalidade de empréstimo, cuja garantia é o próprio dinheiro do FGTS. Dessa forma, essa modalidade tem taxas menores do que outros tipos de crédito pessoal, já que o banco tem a garantia de recebimento, e pode ser feita de forma totalmente online, pelo WhatsApp da Lojas MM.

Além disso, o trabalhador pode aplicar o dinheiro do empréstimo FGTS da forma que quiser, onde quiser, sem a necessidade de comprovar nada, podendo usá-lo para quitar uma dívida, custear uma viagem, estudos e até mesmo para mobiliar a casa.

Onde solicitar o empréstimo FGTS

Em qualquer empresa que tenha convênio ativo com o banco que disponibiliza o empréstimo, como a Lojas MM, que realiza a solicitação e, mediante aprovação, libera o dinheiro até no mesmo dia, no período de 24h, sem consultar o CPF e sem exigir comprovante de renda.

Quem pode fazer a antecipação do FGTS

Maiores de 18 anos com saldo a partir de R$ 300,00 no FGTS.

Quais são as vantagens do empréstimo FGTS

Dinheiro rápido: em vez de esperar até o mês do aniversário, conte com o saldo quando precisar.

Disponível para negativados: seu CPF não será consultado. Além disso, o dinheiro sacado pode reorganizar as finanças da pessoa que está negativada. 

Baixa taxa de juros: menor do que qualquer outra modalidade de empréstimo pessoal.
Liberdade: use o dinheiro como quiser, sem precisar comprovar renda.

Dúvidas

Fica claro que a facilidade e praticidade do empréstimo FGTS o torna vantajoso em relação aos outros formatos de empréstimo pessoal, mas, caso ainda exista alguma dúvida sobre, vá até a Lojas MM mais próxima, onde você será atendido para esclarecer todas as suas dúvidas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!