30/06/2022 às 16h36min - Atualizada em 30/06/2022 às 16h36min

Polícia fecha asilo clandestino e resgata dez idosos no Paraná

Quando foram encontrados, os idosos dormiam amontoados, em colchões no chão de um quarto

Um asilo clandestino foi fechado pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (30), em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Ao todo, 10 idosos foram resgatados do local após uma denúncia anônima. As vítimas eram mantidas trancadas em um imóvel pequeno, sem condições de infraestrutura e com pouca comida.

Quando foram encontrados, os idosos dormiam amontoados, em colchões no chão de um quarto, sem condições de higiene. As janelas do imóvel têm grades e a porta era mantida trancada. O responsável pelo asilo não foi encontrado no momento da abordagem da polícia e está sendo procurado. Segundo testemunhas, ele recebia para cuidar das vítimas, mas deixava os homens trancados sozinhos.

Ainda, há relatos de que os idosos eram espancados pelo proprietário do asilo. Alguns são pessoas com deficiências. “Eu vi ele batendo, até falei para o meu marido ‘a gente vai denunciar’, mas até então eu achei que era família dele”, disse outra testemunha.

Ainda, uma vizinha contou que estava dando comida, mas achou que eram no máximo quatro pessoas que estavam no imóvel. “Quando eu vi que eram 10 pessoas… eles não tinham comida, falaram para mim que estavam com as tripas doloridas porque já estavam há uma semana sem comer e o guardião deles, que ficava com a chave aqui, disse que se visse a gente ajudando, eles apanhavam”. Ela ainda contou que o ‘guardião’ do asilo fugiu ao saber que a polícia foi acionada.

A PM acionou o Samu e três ambulâncias foram mobilizadas para atender os homens. A prefeitura de Colombo também foi acionada para acompanhar a remoção das vítimas do local, semelhante a uma espécie de cativeiro. Segundo um dos homens ouvidos no local, que tinha 58 anos e era de Guaratuba, no Litoral, o asilo era “pior do que prisão”.

A Polícia Civil foi chamada até o local e deve investigar o caso. “Insalubridade total, sujeira, pessoas em condições desumanas, idosos em condições lastimáveis, foi isso que eu encontrei ali”, disse o investigador da delegacia de Colombo, Carioca. O boletim de ocorrência deve ser feito, o Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Vigilância Sanitária serão notificados e os idosos serão realocados para abrigos da Prefeitura de Colombo, conforme informou o investigador.

Informações são do 'RIC Mais'

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!