12/07/2022 às 09h20min - Atualizada em 12/07/2022 às 09h20min

Qualidade do sono: saiba se está na hora de trocar o seu colchão

Com o tempo de uso, os colchões podem ficar deformados e apresentar outros problemas, que podem prejudicar a saúde

Da redação
Foto: Reprodução
Sabia que o seu colchão afeta diretamente na sua qualidade de vida? Com o tempo de uso, os colchões podem ficar deformados e apresentar outros problemas, que podem prejudicar a sua saúde, como:
 
- um colchão velho pode causar doenças na sua coluna, como a cifose (corcunda), lordose (arco lombar curvado) e a escoliose (entorta a estrutura da coluna;
 
- com a superfície nivelada, um colhão velho ou ruim não tem o apoio necessário para o corpo, causando dores nas costas e musculares e tencionando os músculos, articulações e ligamentos;
 
- colchão vencido também podem causar insônia e um sono de má qualidade, pois não proporcionam o conforto necessário para dormir bem;
 
- com o acúmulo de ácaros e outras impurezas, colchões antigos podem desencadear reações alérgicas.
 
Ter um colchão de qualidade e dentro do prazo de validade é fundamental para a qualidade de vida, por isso, saber quando trocar o seu colchão faz parte dos cuidados com o seu corpo e sua saúde. Continue a leitura para saber os principais sinais de que está na hora de trocar o seu colchão.
 
1. O colchão perdeu a firmeza
 
Se o seu colchão está mais “mole” do que costumava ser, pode indicar que as molas estão cedendo, a espuma afundando ou as fibras comprimindo. Desgastes de 2,5 a 5 centímetros parecem pouco, mas já é o bastante para atrapalhar o apoio do colchão para o seu corpo.
 
2. Deixa marca do corpo
 
Alguns modelos de colchões são projetados para se modelarem ao corpo e à posição em que você dorme, mas a espuma deve voltar ao normal depois que você se levanta. Se isso não acontece, é porque a estrutura da espuma está se quebrando e perdendo a qualidade e a capacidade de se recuperar, prejudicando o suporte ao corpo. 
 
3. Alteração no preenchimento do colchão
 
Com o uso do colchão, é normal que o preenchimento se desloque no seu interior e deixe algumas partes mais elevadas do que outras. No entanto, esse desnivelamento pode diminuir a capacidade de apoio do colchão e prejudicar o seu sono e bem-estar.
 
4. Você acorda com dores
 
Uma noite de sono serve para que nosso corpo se recupere do cansado do dia a dia, aliviando tensões e dores. Porém, se você acorda ainda com dores ou até mais do que quando foi dormir, é sinal de que o seu colchão não está proporcionando o apoio adequado para áreas como o pescoço, lombar e quadris.
 
5. Crise alérgica na hora de dormir
 
Quando você se deita, a alergia ataca e o nariz escorre, os olhos coçam e você espirra sem parar. O problema pode estar no seu colchão, que acumula alérgenos como mofo, ácaros e poeira.
 
Se você notou um ou mais desses sinais, considere trocar o seu colchão assim que possível para garantir a qualidade do seu sono e, consequentemente, melhorar sua saúde. Aproveite a troca para comprar um modelo adequado para você, teste as densidades, tipos de espumas, benefícios e escolha o tamanho que melhor atende a sua necessidade, sendo solteiro, casal, queen size ou king size.
 
Para isso, conte com a variedade de colchões e camas da Lojas MM e, ainda, aproveite as condições especiais do Feirão de Colchões e cuide já das suas noites de sono.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!