29/07/2022 às 11h21min - Atualizada em 29/07/2022 às 11h21min

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Óbito foi registrado em Uberlândia (MG)

Foto: Nikos Pekiaridis
O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O óbito foi registrado em Uberlândia (MG) na quinta-feira (28) e o paciente era um homem com baixa imunidade.

Até esta quarta-feira (27), o Brasil tinha 978 casos confirmados de varíola dos macacos, em 15 estados e no Distrito Federal. No Paraná, já são 19 casos.

No sábado (23), a varíola dos macacos foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma "emergência de saúde global".

A decisão pode levar a um maior investimento no tratamento da doença e avançar na luta por vacinas, que estão em falta. Na prática, o estado de emergência obriga agências sanitárias pelo mundo a aumentar medidas preventivas.

Atualmente, só há outras duas emergências de saúde deste tipo: a pandemia do coronavírus e o esforço contínuo para erradicar a poliomielite.

Mais de 18 mil casos e 5 mortes pela doença já foram relatados à organização, em 78 países. Mais de de 70% das infecções vêm da Europa e 25%, das Américas.

Informações são do 'g1'



Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!