10/08/2022 às 13h31min - Atualizada em 10/08/2022 às 13h31min

Semana de Qualificação Profissional em PG recebe mais de 2 mil pessoas no primeiro dia

Evento vai até sexta-feira (12) com oportunidades de emprego e capacitação para o mercado de trabalho

Da assessoria
Foto: Divulgação
A Semana Municipal de Qualificação Profissional, mesmo com o grande volume de chuvas no primeiro dia, apresenta um resultado positivo. Mais de 2 mil pessoas passaram pela Estação Saudade nos turnos de manhã e tarde, como também nos cursos realizados no período da noite. O evento prossegue até sexta-feira (12), com o atendimento da Agência do Trabalhador e mais de 1 mil vagas disponíveis, bem como a oferta de 100 cursos de qualificação para a população.

O prefeito em exercício, Daniel Milla Fraccaro, relata que a chuva atrapalhou, mas não impediu que a população aproveitasse as vagas de emprego disponíveis e as matrículas para os cursos de qualificação profissional. "Deve ser uma prioridade para esta gestão, pelo momento em que vive nosso município, qualificar a mão de obra. Temos que atender as empresas que abrem e que se instalam na cidade com excelência, para manter esta curva positiva de desenvolvimento que Ponta Grossa se encontra", disse Milla

Miguel Santos foi ao evento em busca de uma oportunidade de emprego. Ele comenta que já desempenhou diversas atividades. "Peguei seguro desemprego há seis meses e estou na procura de uma vaga. Já estive na agência, tenho experiência com o atendimento e fui encaminhado para duas entrevistas de emprego. Estou procurando qualquer trabalho. Tenho curso de vigilante, empilhadeira. Por enquanto, estou no aguardo", falou Santos.

Já Amanda Alves, estudante de terapias naturais, destacou a importância de ações voltadas ao público mais jovem. Segundo ela, o evento é algo muito positivo para conseguir o primeiro emprego e definição de carreira. "Eu vejo muita gente, jovens com idades a partir de 18 anos, que possuem dificuldade em escolher a carreira que irão seguir. A Semana de Qualificação ajuda as pessoas a escolher uma profissão, tendo uma ideia do panorama que encontraremos após a formação. É uma boa iniciativa", comenta.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Carlos Loureiro Neto, disse que se estima entre alunos de colégios que agendaram visitas, pessoas que vieram procurar cursos e inscrições para cursos de qualificação, bem como os atendimentos referentes a Agência do Trabalhador superam 2 mil pessoas. "O evento cumpre seu objetivo de movimentar a cidade tanto para as colocações no mercado de trabalho, como capacitar aqueles que estão em busca do primeiro emprego, ou que encontram dificuldades de conseguir um emprego", pontua Loureiro.

O diretor da Agência do Trabalhador, Nilton Gomes, explica que estão sendo feitas as triagens e agendamentos para atendimentos de intermediação de vagas de trabalho e de Seguro Desemprego.  Ele conta que tiveram problemas técnicos para atender Seguro Desemprego, nesta terça-feira (9), mas que estará em funcionamento até sexta-feira na Estação Saudade na verificação de documentos, triagem e agendamento para este serviço. "São dezenas de parceiros entre empresas de RH para disponibilizar as vagas de trabalho e instituições de ensino visando a promoção da capacitação de mão de obra, que participam a Semana de Qualificação. Temos muita informação e oportunidades na Estação Saudade, por isso convidamos a população a comparecer", finaliza Gomes.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!