11/08/2022 às 10h36min - Atualizada em 11/08/2022 às 10h36min

Prefeitura de PG realiza mutirão para CadÚnico nesta sexta-feira (12)

Ação realizada, na Estação Saudade, visa atender a demanda de atendimento de pessoas em vulnerabilidade social

Da assessoria
Foto: Divulgação
Devido à grande procura para cadastro e a atualização do CadÚnico, será realizado nesta sexta (12), um mutirão, das 8h30 às 17 horas, na Estação Saudade, junto com a Semana de Qualificação Profissional, também realizada pela Prefeitura. A ação foi definida pela Fundação de Assistência Social (FASPG) através do Departamento de Atenção Básica.

O prefeito em exercício Daniel Milla Fraccaro, que esteve nesta quarta-feira em visita ao Cras Jardim Paraíso, comenta que a situação remete à um esforço conjunto para que seja atendida a demanda de cadastros. Segundo ele, todo o país sofre com a pobreza, ainda como impacto da pandemia da covid-19. "Definimos fazer uma força tarefa, um mutirão para o cadastro no Cadúnico e entendemos que a Estação Saudade, juntamente com o evento da Semana de Qualificação Profissional é ideal para esta ação de cidadania, para incluir nos benefícios governamentais, como o Auxílio Brasil, quem mais precisa neste momento", disse Milla.

De acordo com a Prefeitura, o município de Ponta Grossa até maio de 2022 conta com 44.561 famílias e 111.313 pessoas inscritas no Cadastro Único. Já, referente ao mês de agosto de 2022, o município soma 16.015 famílias beneficiadas pelo Programa Auxílio Brasil. "Com o aumento das situações de vulnerabilidade, em decorrência da pandemia da Covid-19, e com aumento do valor do benefício de transferência de renda, a partir de agosto de 2022, de R$400,00 para R$600,00, a demanda em busca do Cadastro Único aumentou consideravelmente", disse Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, presidente da FASPG. 

Atualmente as inclusões e atualizações do Cadastro Único são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. O município de Ponta Grossa conta com dez CRAS. Segundo Vinya, as inclusões e atualizações também são realizadas na Unidade Móvel, que trabalha em parceria aos três CRAS que atendem a região rural do município. "Já realizamos mutirões aos sábados para atendimento ao público prioritário, ou seja, beneficiários do PAB ou BPC, SCFV, Programa do Leite, tarifa social, perfis em situação de vulnerabilidades, e os casos de Averiguação, Focalização e Revisão do CadÚnico, mas pela grande demanda será necessário concentrar em uma ação maior", salienta.

O Cadastro Único tem validade de 24 meses, porém, caso haja alteração de endereço, composição familiar e/ou renda, as famílias devem procurar o CRAS para realizar as atualizações das informações, o que também impacta nos atendimentos. "Fazemos este chamamento para os cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade social, que não estejam cadastrados ou necessitem atualizar o CadÚnico, para comparecer no mutirão nesta sexta-feira, na Estação Saudade", finaliza a presidente da FASPG.

Serviço

Mutirão CadÚnico
Estação Saudade – Ao lado do Terminal Central
Dia 12 de agosto
Horário: das 8h30 até 12h e 13h às 16h30
É necessário levar toda a documentação, de todos os membros da família.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!