30/08/2022 às 15h45min - Atualizada em 30/08/2022 às 15h45min

Dicas eficazes para aumentar a vida útil dos seus eletrodomésticos

Mal uso de eletrodomésticos podem encurtar o prazo de vida útil

Da assessoria
Foto: Reprodução
Todos os aparelhos têm uma vida útil, e o mau uso deles pode encurtar esse prazo. Com os eletrodomésticos não é diferente, mas é possível estender o período de validade deles ao tomar alguns cuidados no dia a dia.
 
Confira uma lista de eletrodomésticos e algumas dicas para ajudar a preservá-los:
 
1. Geladeira
 
Siga as orientações do manual de instruções, específicas para cada aparelho, para regulá-la da forma correta, ajudando a economizar energia e até a conservar melhor os alimentos.
 
A cada 15 dias, faça uma limpeza interna na geladeira e priorize a higienização da borracha que veda a porta, evitando que ocorram vazamentos e garantindo o melhor funcionamento do aparelho.
 
A sua geladeira está instalada ao lado do fogão? Esse é um erro comum, mas que precisa ser evitado, pois uma fonte de calor próxima ao refrigerador pode danificá-lo. 
 
Outra indicação é manter um espaço de, pelo menos, 20 cm entre a parte traseira do aparelho e a parede. Além disso, nunca coloque roupas para secar atrás da geladeira, pois, além de danificá-la, isso vai aumentar o consumo de energia.
 
2. Máquina de lavar roupa
 
Não instale o aparelho em ambientes com muito sol ou onde ele possa receber chuva e/ou umidade, como o banheiro, pois prejudica o funcionamento da máquina.
 
Siga as instruções do fabricante e dose corretamente o sabão e o amaciante, pois o excesso desses produtos pode estragar as placas e rolamentos no equipamento e, ainda, provocar o acúmulo de gordura nas peças. Não ultrapasse o peso de roupa indicado pelo fabricante da sua máquina, pois o excesso pode prejudicá-la.
 
Uma vez por mês, lave o interior do aparelho colocando-o para funcionar no circuito completo de lavagem, no nível máximo de água e com um litro de alvejando ou vinagre branco e sódio de bicarbonato, sem as roupas.
 
3. Micro-ondas
 
Esse aparelho não é uma prateleira, por isso, não coloque objetos sobre ele, pois podem bloquear a ventilação e causar superaquecimento.
 
Evite usar recipientes que não são adequados para ir ao micro-ondas, como os feitos com materiais metálicos, pois geralmente danificam o eletrodoméstico e os alimentos. Prefira utilizar itens de vidro, cerâmica e plásticos feitos para serem levados ao micro-ondas.
 
4. Liquidificador
 
Coloque os alimentos líquidos e depois os sólidos. Assim, você não força tanto o motor. Utilize a função ‘pulsar’ para alimentos pastosos e, em seguida, utilize as velocidades.
 
Não coloque líquidos muito quentes - acima de 80°C, pois podem derreter o recipiente do liquidificador. Não molhe a base para não danificar o motor. Para limpar, use detergente neutro, água e um pano macio. Também evite apoiá-lo em superfícies molhadas ou manuseá-lo com as mãos molhadas, para evitar uma descarga elétrica.
 
5. Aspirador de pó
 
Não espere o saco do aspirador ficar cheio para esvaziá-lo. É recomendado limpá-lo com frequência para evitar sobrecarga no motor.
 
Cabelos e fiapos de tecido podem danificar os roletes, cerdas e até o motor do aparelho, por isso, retire e limpe as cerdas e roletes periodicamente.
 
Adicione esses cuidados na rotina da sua casa para prolongar a vida útil dos seus eletrodomésticos. Mas, caso precisa substituir por um novo, conte com a Lojas MM. Você pode comprar na loja mais próxima ou de forma online através do site, do app ou pelo WhatsApp, onde você conversa diretamente com um vendedor, que pode tirar todas as suas dúvidas e concluir sua compra com comodidade e segurança. 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!