01/09/2022 às 09h17min - Atualizada em 01/09/2022 às 09h17min

Prefeitura de PG contrata 26 dentistas para atuarem nas unidades de saúde

Dez dentistas já estão trabalhando nas unidades localizadas no Shangrilá, Costa Rica, Jardim Amália, Nossa Senhora das Graças, Vila Hilgemberg, Santa Luzia e Tarobá

Da assessoria
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa está ampliando o quadro de cirurgiões dentistas que atuam nas unidades de saúde do Município. Ao todo, 26 profissionais serão contratados pela Fundação Municipal de Saúde, que também está realizando a incorporação de três auxiliares de saúde bucal. 

Dez dentistas já estão trabalhando nas unidades localizadas no Shangrilá, Costa Rica, Jardim Amália, Nossa Senhora das Graças, Vila Hilgemberg, Santa Luzia e Tarobá. 

"Essa é uma das maiores contratações de cirurgiões dentistas feitas pelo Município nos últimos anos. É uma importante ação de ampliação do número de profissionais disponíveis para a população e que só foi possível através do empenho das nossas equipes em otimizar o emprego de recursos e reestruturar a área da saúde do Município, processo que ainda está em andamento, mas que já está trazendo resultados positivos no fortalecimento da rede de saúde e na absorção das demandas, proporcionando o mais importante, um atendimento cada vez melhor para a comunidade", ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt. 

Com a contratação dos novos dentistas, o Município passará a contar com 75 profissionais atuando em unidades de saúde. Já no quadro geral,  contabilizando as unidades de saúde,  a UPA Santana, Centro Municipal da Mulher, o Serviço de Atendimento Especializado e o Centro de Especialidades Odontológicas, o número chegará a 94 cirurgiões dentistas vinculados à Prefeitura.

Segundo a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, as novas contratações permitem que sejam realizadas adequações ao sistema de saúde que contribuirão para maior agilidade nos processos.  "Com a ampliação desse quadro, o Município poderá reforçar os atendimentos odontológicos nas unidades de saúde, além de agilizar os procedimentos e absorver melhor a demanda reprimida não só na atenção primária, mas também a fila de espera referente aos procedimentos realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas", explica. 

Município oferece atendimentos odontológicos variados

De acordo com a Prefeitura, as ações de saúde bucal do Município são  desenvolvidas nas unidades de saúde,  no Centro de Especialidades Odontológicas, no CMM , no SAE e na UPA Santana, que oferece atendimento de urgência com horário diferenciado.

Nas unidades de saúde, as consultas acontecem por agendamento ou livre demanda, dependendo da situação de cada local. 

Os atendimentos são feitos de segunda à sexta-feira e incluem ações de promoção, prevenção e atendimento clínico, onde são realizados procedimentos  individuais de aplicação de Flúor, selantes, profilaxias, restaurações, exodontias, atendimentos de urgência e outros, contemplando todas as faixas etárias. Além disso, também são promovidas atividades coletivas como orientações e ações preventivas direcionadas a gestantes, bebês, crianças em idade escolar, hipertensos e diabéticos.

Já nos casos onde há a necessidade de procedimentos especializados, o paciente é encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas, que oferta endodontia, cirurgias, radiologia, atendimento de pacientes com necessidades especiais, ozonioterapia , estomatologia,  odontopediatria , periodontia e próteses dentais .

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!