07/10/2022 às 15h51min - Atualizada em 07/10/2022 às 15h51min

Projeto Música para Todos realiza apresentação de Dia das Crianças em PG

Alunos do projeto “Música para Todos'' se apresentam nesta segunda-feira (10), às 14h, no Conservatório Maestro Paulino, em comemoração ao Dia das Crianças

Da assessoria
Foto: Divulgação
Os alunos do projeto “Música para Todos'' se apresentam nesta segunda-feira (10), às 14h, no Conservatório Maestro Paulino, em comemoração ao Dia das Crianças. O evento abre a programação da Semana da Criança promovida pela Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa e é uma das últimas ações do projeto em 2022, coordenadas ao longo do ano pelo músico Ricardo Corrêa em parceria com a instituição. 

O projeto é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio do Banco Paccar S.A, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Caminhos do Paraná S/A, Costa Teixeira Transportes Ltda. e Belgotex do Brasil, tem a coordenação geral de Ricardo Corrêa, coordenação de produção da ABC Projetos Culturais e parceria da Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa. 

No total, serão apresentadas seis músicas pelos estudantes de quatro instituições sociais da cidade: Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa (CENSE), Ministério Melhor Viver, Instituto João XXIII e Associação de Promoção à Menina de Ponta Grossa (APAM). De acordo com o coordenador do projeto, Ricardo Corrêa, os aprendizados nas aulas de violão, teclado e instrumentos de percussão, praticados no segundo semestre, serão apresentados ao público por meio de composições nacionais e internacionais.

Para o músico e professor, as apresentações representam o momento em que os alunos podem expor seus aprendizados e conhecer mais sobre como é a dinâmica de um artista no palco. Ricardo ainda destaca a importância de celebrar o mês das crianças, comemorado no Brasil em outubro. “Este é um evento que une arte e cidadania, e tem como intuito mostrar não somente o caráter transformador da música na vida dessas crianças e jovens, mas também o potencial delas como membros extremamente importantes de nossa sociedade”, diz.  

Ao longo da semana, a Vara da Infância e da Juventude também promove práticas restaurativas, palestras, atividades recreativas e oficinas sobre os cuidados da criança e do adolescente no âmbito judiciário. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais da Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa: https://www.facebook.com/VaradaInfanciaedaJuventudePg/

O projeto

Desde 2016, o projeto “Música para Todos” leva o conhecimento da arte da música instrumental para crianças e adolescentes. A Vara da Infância e da Juventude faz a seleção do público atendido pelo projeto, considerando critérios principalmente ligados à vulnerabilidade social. O aprendizado musical e o acesso à produção artística, em prol da sensibilização musical e socialização das crianças e adolescentes são alguns dos principais objetivos do projeto. 

Teclado, flautas, violão, guitarra, bateria, contrabaixo e percussão são alguns dos instrumentos ensinados em sala. Durante as aulas, que ocorrem semanalmente, os professores mostram os instrumentos e explicam sobre arranjos e acordes musicais, com o apoio de uma apostila de musicalização. Em seguida, o aluno aprimora os conhecimentos das aulas praticando com os instrumentos em mãos. Também são trabalhadas a criatividade, a percussão corporal e a coordenação motora durante as aulas. 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!