Portugal voltou a registar uma subida do número de casos covid-19. De acordo com os últimos indicadores foram registadas mais de 7300 infeções entre os dias 11 e 17. O número de mortes também aumentou assim como os internamentos hospitalares.
Há uma nova variante da Ómicron .que, para o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doença, poderá passar a ser dominante até dezembro.
Por enquanto, a grande dúvida para os especialistas são os efeitos que estas sublinhagens poderão ter na saúde das pessoas, como diz Tiago Correia, especialista em saúde pública.
Os sintomas da Covid-19 são em tudo idênticos aos da gripe. Os especialistas apelam por isso que em caso de tosse persistente, de espirros e de febre o uso de máscara para proteção dos que nos rodeiam. E lembram uma vez mais a importância da vacinação.
Cuidados:
Em resumo, a situação exige cuidados e reforços dos imunizantes, especialmente em idosos e outros grupos mais vulneráveis. Os pesquisadores temem que a onda que se inicia no outono europeu chegue ao Brasil entre dezembro e janeiro, provocando um novo aumento nos casos e nas mortes por covid. Esse fenômeno, aliás, aconteceu em períodos anteriores.