28/10/2022 às 17h08min - Atualizada em 28/10/2022 às 17h08min
Atendimento na UPA de PG é normalizado após pagamentos de salários
Somente casos de emergência e urgência eram atendidos no local
Informações: G1 Ponta Grossa
Divulgação O atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, foram normalizados depois de médicos começarem a receber os salários que estavam atrasados.
Na quarta (26) e quinta-feira (27), profissionais reduziram o atendimento a casos de urgência e emergência diante do atraso nos pagamentos.
Os atrasos são referentes a um contrato com uma empresa terceirizada que geria a UPA, mas que teve o contrato finalizado no mês passado.
A empresa, na quarta, informou que não havia feito o repasse pois aguardava o pagamento por parte da prefeitura de valores em aberto para a regularização. Na noite de quinta, confirmaram o pagamento referente a agosto e afirmaram que o vencimento da nota é em 30 de outubro.
Por nota, a Fundação Municipal de Saúde disse ter passado para a empresa os valores de notas do último mês que foram apresentadas após parecer jurídico e avaliação dos fiscais de contrato.
Procurado, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), atual responsável pela gestão da UPA Santa Paula, disse ter dialogado com as equipes médicas e que a normalização aconteceu diante do pagamento por parte da empresa anterior.
A gestora lamentou ainda a situação e disse entender a situação dos médicos, mas frisou ser "contrária a qualquer ação que venha a prejudicar o atendimento prestado à população usuária da rede de serviços públicos de saúde".