11/11/2022 às 16h50min - Atualizada em 11/11/2022 às 16h50min

Governo Lula: veja quais partidos declararam apoio, oposição, neutralidade

O PL, partido de Jair Bolsonaro (PL) e que vai ter a maior bancada na Câmara dos Deputados, já anunciou que vai ser oposição.

Informações: G1
Divulgação
Alguns dos 23 partidos que vão ter representação no Congresso em 2023 já manifestaram quais vão ser suas posições em relação ao terceiro governo de Lula (PT).

O PL, partido de Jair Bolsonaro (PL) e que vai ter a maior bancada na Câmara dos Deputados, já anunciou que vai ser oposição.

A segunda maior bancada na Câmara, por outro lado, pertence ao PT de Lula, que vai compor a base do governo e deve contar ainda com o respaldo dos outros nove partidos que compuseram a coligação que venceu as eleições (PC do B, PV, Solidariedade, PSOL, Rede, PSB, Agir, Avante e Pros). Juntas, essas 10 legendas somam 139 parlamentares.

Os presidentes do PSDB e do Republicanos indicaram que vão adotar uma postura de independência (leia mais abaixo).

As outras quatro maiores legendas da Casa – União Brasil, PP, MDB e PSD, que somam 190 deputados – não haviam se manifestado até a última atualização desta reportagem.

Os deputados eleitos ainda vão tomar posse. A nova legislatura começa só em fevereiro de 2023, quando as divisões dos partidos em base, neutralidade ou oposição ficará mais definida.

E, mesmo um partido sendo da base ou da oposição, não significa que todos os deputados da sigla vão votar sempre de acordo com a posição partidária. Há votações na Câmara em que partidos liberam integrantes para votar como desejarem.

Confira a matéria completa no site do G1.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!