16/11/2022 às 14h00min - Atualizada em 16/11/2022 às 14h00min

​Mourão nega que irá passar faixa a Lula: 'Não sou presidente'

Questionado se acha que Bolsonaro deveria entregar a faixa, Mourão disse que “seria um grande gesto”

Informações: UOL
Divulgação
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou que não vai entregar a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente na eleição presidencial de 30 de outubro, caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) se recuse a fazê-lo.

“Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar. Então, se é para dobrar, bonitinho, e entregar para o Lula, pô, qualquer um pode ir ali e entregar”, falou.

Questionado se acha que Bolsonaro deveria entregar a faixa, Mourão disse que “seria um grande gesto”, e citou Winston Churcill para justificar a sua posição.

“Tem um aforismo dele que diz que, na guerra, você tem de ter determinação, na vitória tem que ser magnânimo e na derrota, tem que ser altivo e desafiador. Acho que seria um gesto de altivez e de desafio: ‘Toma aí, te vira agora aí, meu irmão. Te vejo em 2026’”, disse.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, divulgada nesta quarta-feira (16), o senador eleito do Rio Grande do Sul também falou sobre as manifestações golpistas de bolsonaristas radicais que pedem uma “intervenção federal”.

Desde 2015 tem um grupo na sociedade brasileira inconformado com a corrupção e com a falta de resposta mais rápida do nosso sistema judicial. E esse pessoal acha que a solução é ter um golpe militar aqui. Aí, fazem uma interpretação enviesada do artigo 142 da Constituição”, disse.

“A nossa visão do artigo 142 coloca três missões para as Forças Armadas: defesa da pátria; garantia dos Poderes Constitucionais; e, por iniciativa de qualquer um deles, Garantia da Lei e da Ordem. Tem gente que interpreta que a garantia dos poderes constitucionais seria um poder moderador concedido às Forças Armadas. Aí, até a interpretação disso é complicada”, acrescentou.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!