01/12/2022 às 13h38min - Atualizada em 01/12/2022 às 13h38min

​Frísia solta 10 mil peixes nativos em rio de Carambeí

Espécimes de alevinos traíra, cascudo e lambari serão lançadas na ponte baixa do São João

Informações: Da assessoria
Ilustração
Representantes da Frísia Cooperativa Agroindustrial farão a soltura de 10 mil alevinos no rio São João, em Carambeí (PR), na próxima sexta-feira (02/12). A ação é em referência ao Dia do Rio, que aconteceu em 24 de novembro, e marca a continuidade do programa Fundo Azul, uma parceria da cooperativa com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). 

A soltura dos peixes acontecerá às 10 horas, na ponte baixa do rio São João, e contará ainda com a participação de uma turma do ensino fundamental do município, além da Defesa Civil e da Sanepar.

Segundo o especialista ambiental da Frísia, Jean Cesar Andrusko, os peixes que serão lançados no rio são traíra, cascudo e lambari. “Eles foram adquiridos de um viveiro pela Frísia e são espécimes endêmicas da região”, conta.

Andrusko destaca que a iniciativa faz parte de uma série de ações socioambientais que a cooperativa vem desenvolvendo ao longo do ano com o objetivo de apresentar à sociedade o trabalho e o comprometimento com o desenvolvimento sustentável. 

Durante esta semana, está acontecendo no Paço Municipal de Carambeí workshops com estudantes, que também têm acesso a uma maquete do rio São João, mostruários de peixes regionais e exposição de quadros do bioma local.

O projeto de soltura dos peixes conta ainda com o Conselho de Meio Ambiente de Carambeí e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.


Fundo Azul

O programa Fundo Azul foi desenvolvido pela cooperativa em parceria com a Sanepar e visa adequar o manejo dos dejetos gerados na atividade de bovinocultura de leite.  

Iniciadas em 2018, as ações foram focadas nos mananciais de abastecimento público da represa de Alagados e bacias hidrográficas dos rios Piraizinho, São João e São Cristóvão. A iniciativa envolveu 15 propriedades rurais nos municípios de Carambeí, Castro e Piraí do Sul.


Serviço

Soltura de alevinos no rio São João
Quando: 2 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 10h
Onde: Ponte baixa do rio São João, Carambeí (PR)


Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2021 produziu mais de 290 milhões de litros de leite, 895 mil toneladas de grãos, 89 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 971 cooperados e 1.176 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!