07/12/2022 às 14h59min - Atualizada em 07/12/2022 às 14h59min

​Servidores recebem qualificação sobre o Portal da Transparência

Ferramenta disponibiliza acesso aos dados públicos do Município de Ponta Grossa

Da assessoria
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos realizou nesta semana um curso de capacitação sobre o Portal da Transparência para servidores, ministrado pela empresa terceirizada do sistema que disponibiliza os dados públicos. O Portal da Transparência de Ponta Grossa, é um site que tem por finalidade veicular dados e informações detalhados sobre a execução orçamentária e financeira do Município.

Andrea Nasseh Bach, profissional do Departamento de Compras da Prefeitura e gestora do Portal da Transparência, relata que o objetivo do treinamento dos servidores que alimentam as informações no Portal, é para que tenham um conhecimento amplo para a inserção de todos os dados necessários. “Esse curso é importante para que o Portal da Transparência tenha em sua plataforma, de maneira acessível, todas as movimentações de recursos públicos, desde a folha de pagamento de cada servidor até contratos dos mais variados tipos de prestação de serviço”, disse Andrea.

O Portal da Transparência é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Município de Ponta Grossa.

A secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, o acesso ao Portal não requer usuário nem senhas, sendo permitido a qualquer cidadão navegar pelas páginas de forma livre, bem como visualizar e utilizar os dados disponíveis. “São formas diversas de apresentação dos dados, mecanismo de busca integrado e intuitivo, melhor usabilidade, mais recursos gráficos, integração com redes sociais, maior e melhor oferta de dados abertos, adequação a plataformas móveis, maior interatividade, de forma cada vez mais eficiente, fiscalizar e assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos municipais”, explica.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que a alimentação adequada do Portal valoriza a gestão, pois demonstra em tempo real quanto e em que são investidos os recursos do contribuinte. A intenção é que todos os servidores responsáveis pela inserção dos dados sejam atualizados constantemente sobre o sistema. “Queremos, não apenas seguir a legislação da transparência, mas possibilitar para todos os munícipes as ferramentas necessárias para fiscalizar a gestão e acompanhar os gastos públicos”, finaliza.

O munícipe pode ter acesso ao Portal da Transparência pelo site https://servicos.pontagrossa.pr.gov.br/portaltransparencia/. Mesmo sendo intuitivo, no canto superior direito da tela, no botão ponto de interrogação (?), conta com diversas maneiras de ter uma melhor experiência na navegação com as opções Mapa do site, Manual de Ajuda, Perguntas Frequentes, Teclas de Atalho, Como usar o Portal e Glossário.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com NCG News!