19/12/2022 às 08h33min - Atualizada em 19/12/2022 às 08h33min
Candidatos eleitos no Paraná são diplomados pelo TRE nesta segunda
Ato formal oficializa o resultado das urnas, certificando a lisura do processo, e habilita eleitos a assumirem cargos em 2023. Diplomação ocorre às 16h30.
Da redação
Os candidatos eleitos pelo Paraná nas eleições de outubro deste ano vão ser diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PR) nesta segunda-feira (19), em Curitiba. O ato formal oficializa o resultado das urnas, certificando a lisura do processo, e o fim do processo eleitoral.
Também é o momento de habilitar os candidatos para assumirem os cargos em 2023.
Diplomação x posse: entenda a diferença
A entrega dos diplomas "ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições", de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
São diplomados governador, vice-governador, senador, deputados estaduais e federais eleitos. Além disso, os suplentes também recebem o documento. Relembre abaixo quem foi eleito no Paraná.
Eles recebem um documento físico que deve conter o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua designação como suplente.
O rito ocorre no Teatro Positivo, às 16h30.
Esta segunda é a data limite para que o processo seja feito, conforme legislação eleitoral.
A nível estadual, como no Paraná, o ato fica a cargo do TRE. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.
Presidente eleito Lula é diplomado pelo TSE
As diplomações acontecem desde 1951, mas foram suspensas durante o regime militar, de 1964 a 1985. A solenidade foi retomada em 1989, com a redemocratização e a eleição de Fernando Collor de Mello.